Papa aos bispos: “Que nunca sobrevenha a vaidade, o orgulho e a soberba”

bispos

Neste sábado (19), o Papa Francisco presidiu na Basílica Vaticana à Santa Missa com duas ordenações episcopais: a de Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, espanhol, nomeado Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, e a de Dom Peter Bryan Wells, estadunidense, nomeado Núncio Apostólico na África do Sul, Botsuana, Lesoto e Namíbia.

Na homilia, Francisco recordou que é Cristo que, no ministério do bispo, continua a pregar o Evangelho da salvação e a santificar os fiéis mediante os Sacramentos da fé; é Cristo que, na sabedoria e prudência do bispo, orienta o povo de Deus na peregrinação terrena até à felicidade eterna.

“Portanto, recebam com alegria e gratidão estes nossos irmãos que nós bispos, com a imposição das mãos, associamos ao colégio episcopal.” Vocês foram eleitos pelo rebanho, recordou Francisco: que nunca sobrevenha a vaidade, o orgulho e a soberba. E foram constituídos para os homens: que a atitude seja sempre de serviço.

Com efeito, prosseguiu, o episcopado é o nome de um serviço e não de uma honra, dado que ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Aquele que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Hora do veredito

A Primeira Turma do Supremo vai retomar o julgamento da acusação de racismo contra Jair Bolsonaro (PSL) nesta terça (11). O ministro Alexandre de Moraes, que interrompeu

Leia Mais