Padres têm opiniões divergentes sobre o carnaval

O monsenhor Antenor Salvino de Araújo, pároco emérito de Santana em Caicó, aproveitou o seu programa na Rádio Rural, para fazer duras críticas à maneira como muitas pessoas têm se comportado durante o período carnavalesco.

Mal necessário

O carnaval é um mal necessário. Qual foi a vantagem? O dinheiro rolou nas avenidas. O carnaval foi um massacre aos nossos jovens. Por todo canto havia sedes, os sons estrondavam no coração da cidade. As ruas imundas e aquele trânsito maluco. Houve quem se divertisse. Eu não vou dizer que todo mundo foi massacrado.

Incômodo

A bebida, a droga, a promiscuidade e a imoralidade que houve. A gravidez indesejada e a AIDS que ainda está de pé. O perigo dos acidentes. O carnaval foi um desatino. Impotentes, os pais e as autoridades olharam. Todas as manhãs tinham que se lavar das calçadas da catedral [de Santana] urina, dejetos e latas.

Desabafo

Enquanto eu viver, sairei sempre de Caicó. Só aparecerei na Quarta-Feira de Cinzas.

Prefeito-Padre de Jardim do Seridó

Enquanto isso, o prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas (PMDB), que desafiou a Igreja para disputar o mandato, parece não comungar das mesmas idéias do velho presbítero.

Licenciado das atribuições de sacerdote, Jocimar é tido como um padre da ala progressista. Largou a batina e foi ser chefe de executivo.

Ele promoveu a escolha de Rei Momo e Rainha do Carnaval de Jardim do Seridó, além de estimular campanha para utilização da camisinha através de distribuição feita pela secretaria municipal de saúde. Prática vedada pela Igreja Católica.

10 respostas

  1. E aí Deus irá arguí-lo no Supremo Tribunal Celeste: “Dei-te o poder e autoridade de pregar o Evangelho propagado pelo meu Filho Jesus Cristo, segundo a lei de Melquisedec, e o que fizeste do rebanho que a ti confiei?” Ninguém se licencia das missões dada por Deus. Pode uma mãe se licenciar de seu filho pelo tempo que lhe convém?

  2. Parabéns Padre! Apesar de eu ainda ser jovem e gostar do festejo, concordo em gênero, número e grau com o senhor. Os jovens, em sua maioria menores de idade, passam o dia inteiro nas sedes bebendo e se exibindo como se aquilo fosse o auge, um troféu para eles. Enfeitam as sedes o máximo que podem e disputam para ver quem bebe mais, quem tem o maior caixote de bebidas, o melhor carrinho para levar esse caixote, o melhor ponto para a sede e etc… O bloco é defendido como os fanáticos por futebol defendem seu time. Disputam para que o nome dos blocos seja anunciado pelas bandas que tocam no festejo. Melhor até parar de falar em tantas idiotices que esses jovens fazem achando que estão reinando. Voltando aos menores de 18 anos: Essa cidade tem Vara da Infância, da Juventude?
    Parabéns Padre! O comentário foi brilhante.

  3. Concordo c o padre … Minha gente brincar carnaval n é só encher a cara de cana nnnnnnn,entre outras coisas, existem tantas maneira de se divertir. Acho um besteira essas disputas, n leva ninguem a nada… Vamos nos divertir com mais calma, sem tantos exageros… eu tbm gosto de festas + n fico fazendo essas bobagens nnnnnnn….

  4. Por incrível que pareça este rapazola é padre. Desgraçadamente padre. Conspurca e enlameia a Tradição Católica mas é padre. Sua relevância consiste apenas na Ordem que desgraçadamente ostenta. Não a tivesse seus escandalos seriam apenas motivo de asco. Mas tal qual o Câncer, que na proveta nada provoca, no interior do Corpo tem seu efeitos medonhos. Dos maus sacerdotes, motivos de vergonha e queda dos fiéis católicos: Libera nos Domine

  5. Ao Reverendíssimo Monsenhor Salvino, a quem não tive o prazer de conhecer, que Deus o abençoe e vos guarde.

  6. Padre santo, povo piedoso.
    Padre piedoso, povo bom.
    Padre bom, povo aceitável.
    Padre aceitável, povo tíbio.
    Padre tíbio, povo ruim.
    Padre ruim, povo corrupto.
    Padre corrupto, povo péssimo.
    Padre péssimo, povo …????

  7. Acho muito fácil criticar o Pe. Jocimar ou qualquer ouro governante por suas atitudes como prefeito, o duro é ter a responsabilidade que ele tem que assumir. Concordo que esse carnaval não traz virtudes para a sociedade que só tem pensado nos “lucros” destas “festividades”. Enquanto isso a sociedade se corrompe cada vez mais.

  8. Robson, como canta o nosso vizinho Chico César, in verbis:

    Ah! Caicó arcaico
    Em meu peito catolaico
    Tudo é descrença e fé
    Ah! Caicó arcaico
    Meu cashcouer mallarmaico
    Tudo rejeita e quer…

    Não aceitar o carnaval de Caicó, pode crê, é regredir no tempo e espaço!

    Sds

  9. A FESTA QUE PADRE ANTENOR GOSTA É A DE SANTANA, TODOS SABEMOS QUE ELA É UM ESTRONDO TANTO DE PÚBLICO COMO DE ARRECADAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias