Ouvido biônico: caicoense volta a ouvir depois de cirurgia inédita no RN

A primeira cirurgia de implante Coclear em um Hospital Público do Rio Grande do Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada neste final de semana passado, em Natal, no Hospital Onofre Lopes, numa parceria firmada entre as secretarias estadual e municipal de saúde. Foi feita na paciente Maria do Socorro, 50 anos. Ela tinha perdido a audição totalmente. A segunda cirurgia foi realizada no caicoense Kaio Cezar de Alencar, 39 anos, que é filho do casal de caicoenses Milton Araújo Lucena e Maria do Socorro Lucena. Kaio perdeu a audição aos 4 anos de idade por causa de uma meningite aguda. Volta a ouvir depois de 35 anos. As cirurgias foram realizadas com sucesso.

Como funciona o implante:

– Um microfone capta os sons e os transfere em sinais elétricos.
– Esses sinais são enviados ao processador de fala onde serão codificados, na realidade, convertidos em um padrão específico de impulsos elétricos.
– Estes impulsos codificados são enviados em uma bobina e depois transmitidos través da pele (por onda de rádios) até o dispositivo interno do implante coclear.
– O implante envia um padrão de impulsos elétricos aos eletrodos do cóclea. O nervo auditivo capta esses impulsos elétricos e os envia ao cerébro.
– O cerébro reconhece os sinais como sons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias