Órgãos públicos deixam dados pessoais vulneráveis na internet

Segundo pesquisa do portal G1, muitos domínios do governo brasileiro (gov.br) acabam postando dados sigilosos de servidores públicos.

Um dos orgãos a deixar  informações na rede é o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).

Seria uma lista de um Grupo de Trabalho de Ações Compartilhadas (GTAC). Além do nome dos membros do grupo, o RG, o CPF, o e-mail, o telefone, a data de nascimento e o número da conta bancária estão disponíveis na planilha.

O G1 entrou em contato com todos os órgãos públicos citados nesta coluna. O Idema informou que vai “providenciar a exclusão do arquivo”.

CPF e RG são dados sensíveis. São números que identificam cada cidadão brasileiro unicamente. Mesmo assim, são tratados com certo descaso. Sua presença em currículos, por exemplo, é desnecessária, mas algumas empresas pedem – sem motivo algum, além de armazenar dados que, para ela, não são úteis.

Expor esse tipo de informação não torna o governo transparente e coloca em risco desnecessário quem é contratado, ou mesmo quem simplesmente participa de programas do Estado, como concursos públicos.

Uma resposta

  1. Parece que o IDEMA (assim como outros órgãos) não estão muito preocupados… os dados continuam disponíveis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias