Repeteco: O que este blogueiro pensa sobre pesquisas eleitorais. Leia…

Pesquisa de intenção de voto não se discute se analisa. É assim que penso. E pesquisa tem pra todos os gostos e tipos nesta reta final da campanha. Não estou aqui para colocar em xeque-mate qualquer que seja o instituto. Sobre a sua idoneidade. Mas, é bom ir devagar com o andar porque o santo é de barro. Mesmo porque as pesquisas são realizadas em momentos distintos e com metodologias diferentes.

Aqueles mais céticos pela política vêem as pesquisas como decisiva.  Já concretizadas, esquecendo que números são coisas abstratas e que no caso das avaliações eleitorais retratam apenas o momento. Uma hora se comporta de uma maneira, outra hora diferente.

O que quero dizer com isso:

Os resultados muitas vezes acirram as campanhas através do eleitorado e reflete nos candidatos. Como jornalista, radialista e blogueiro nos últimos anos já vi candidato perder eleição em disputas muitas vezes folgadas nas pesquisas. Já vi candidato ir pra cama como prefeito e acordar derrotado. Isto porque estava na frente das pesquisas e acabou decepcionado quando foi feita a contagem dos votos.

As pesquisas, portanto, muitas vezes, enganam. Ao eleitor e ao candidato.

Então:

Em Caicó, por exemplo, imagino que a campanha irá acirrar-se nas últimas horas logo que duas pesquisas que já foram registradas por coligações sejam divulgadas. Acho que vai esquentar o clima. Pois, as pesquisas têm que agradar ao freguês, e se não agradar é taxada de manipulada.

O certo é que:

A melhor pesquisa é o resultado das urnas. Essa ninguém discute. Portanto não se poder assegurar que essa pesquisa é mais concreta do que aquela.

4 respostas

  1. muitos acham que voto e uma competição, exemplo: se o candidato A estive na frente em pesquisa, vota nele também achando que não vai estar perdendo seu voto. Mas mau sabe eles o valor do voto de cada um.

    Pense bem caro eleitor voto e coisa séria, não venda seu voto por trocados, pós pode te sair muito caro nos próximos 4 anos.

  2. é importante também, ver que certamente algum candidato,por não aparecer bem na pesquisa, vai questioná-la.

  3. Ola só, a pesquisa influencia sim e muito onde o Eleitor não tem consciência política dos atos e fatos que o Voto pode gerar se mau aplicado, observar-se que as pesquisas se intensificam na reta final da cada batalha política e por ambas as partes, para todos os gostos e perfis, aliais, não vejo perfil algum nas sondagens e como fui entrevistado entendi simplesmente e as tal pesquisas são manipuladas ao extremo. Essa a nossa observação

  4. Caro blogueiro, sempre elogiei suas publicações, com posições super firmes e impessoais! Todavia, pela primeira vez venho a discordar da sua publicação, pois as pesquisas estatísticas não mostram a realidade, ou seja, não mostram o que vai acontecer no dia 07/10. Mas, mostram uma tendência que parte da população(amostra) está seguindo. Talvez, não se ja de seu conhecimento que por trás de qualquer pesquisa existe uma abordagem teórica. E se o Estatístico que estiver à frente for balizado na honestidade e probidade, a pesquisa, repito, mostrará uma tendência do resultado! Logo, não generalize a incredibilidade de todas as pesquisas, pois como já falei, se o profissional (Estatístico) for sério a pesquisa pode sim mostrar a o que POSSIVELMENTE poderá acontecer no dia 07/10. Aproveito o ensejo, para parabenizá-lo pelas boa postagens do seu blog!

    PS: Sou Estatístico e leitor assíduo do seu blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias