O legado de Rui Pereira não deve ser lembrado apenas nas placas de inaugurações

Soube da morte de Dr. Ruy Pereira no dia seguinte à tragédia. Estava meio desligado do mundo, sem TV e acesso à internet. Após o choque da notícia, derrubado por aquele sentimento inconsolável da perda, sentei em frente ao computador e pensei sobre o que escreveria naquele momento.

Sempre encontrei dificuldades para falar daqueles que partem. Alguns acham fácil. Afinal, depois da morte é lugar comum exaltar as qualidades do morto e esquecer seus defeitos, ainda mais quando se trata de um homem público.

Naquele dia não consegui escrever nada. Mas não fiz isso pela dificuldade explicada acima, apenas por aquele desânimo que bloqueia nossa mente e enfraquece nosso corpo num momento desolador como esse.

Não possuía uma relação de amizade com Dr. Ruy. Não freqüentava seu círculo familiar ou coisa parecida. Nossos encontros eram ocasionais, em eventos públicos, num tempo não muito distante, em virtude da minha condição de jornalista. Daí que meu sentimento de perda em relação a Ruy Pereira não é de amigo, parente.

Eu e aqueles que cobramos retidão e competência dos homens públicos perdemos uma referência. Quando achava o ex-prefeito num evento, me fazia bem ir cumprimentá-lo. Havia reciprocidade, ele me respeitava como profissional de comunicação desde os tempos de Jornal de Caicó.

Serra Negra do Norte, o Seridó e o Rio Grande do Norte perderam um exemplo que, infelizmente, pouco vem sendo seguido. São raros os homens públicos de hoje com perfil semelhante ao de Ruy Pereira. Pelo menos, na cidade que governou, o atual prefeito segue seus passos.

Muito foi falado de Ruy Pereira nos últimos dias. Contudo, pouco se falou de seu maior legado: a transformação de um pequeno e pobre município seridoense. Quem conhece e acompanha a história recente de Serra Negra sabe do papel crucial que ele teve nesse processo.

A maior homenagem que Ruy Pereira pode receber, depois de morto, não será uma praça, escola, rua ou outra obra qualquer levando seu nome. A disseminação e acolhimento de suas virtudes de administrador pelos atuais homens públicos serão os maiores tributos dados a ele.

Por Josenildo Carlos

3 respostas

  1. NUNCA TIVE NENHU CONTATO COM O DR. RUY MAIS ACOMPANHEI DE PERTO O DESSENVOLVIMENTO DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE, NA ADMINISTRAÇÃO DE DR. RUY PERERA ,POIS MOREI UM TEMPO NESSE MUICÍPIO…NUNCA FUI ELEITORA DESTE MUNICÍPIO, MAS SEMPRE ADMIREI O TRABALHO DE DR. RUY NESTA CIDADE E EM TUDO QUE FAZIAR,POIS PERDEMOS UM DOS MAIORES POLÍTICOS DO SERIDÓ,SEMPRE TRABALHANDO EM MELHORA DO POVO SERIDOENSE.

  2. ontem na missa de 7º dia de Dr. Rui foi muita emoção principalmente guando seus irmãos Dr. Jaime e Fernando Lucena fizeram seus agradecimentos a todos presentes, e ao mesmo tempo Dr. Jaime convidou a todos para organizar o memorial.

  3. Caríssimo Josenildo, Dr. Ruy foi um dos maiores homens públicos que conheci, em vida. A sua determinação em enfrentar os problemas sociais, a sua vocação em proporcionar o bem comum e de mobilizar as pessoas em busca desse propósito, a sua fé e esperança numa sociedade mais justa e menos desigual, a sua exemplar conduta como gestor público e o seu carisma ímpar e contagiante, são exemplos para todos nós, seus amigos, familiares e admiradores. Assim, agradeço a Deus por me ter concedido o privilégio de trabalhar com Dr. Ruy na construção de um caminho melhor para o povo de minha pequenina e alvissareira Serra Negra, quando ele era Prefeito e eu vereador licenciado exercendo, como seu auxiliar, o cargo de Secretário de Administração. A todos nós, que o conhecemos e com ele convivemos, a difícil missão de continuar sua incansável luta em busca desses ideais. Vá em paz, meu amigo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias