Enquanto o governo Lula fazia malabarismo, Donald Trump resolveu chamar PCC e Comando Vermelho pelo que eles são: organizações terroristas.
A decisão anunciada pelos Estados Unidos é uma derrota política para o governo petista, que sempre resistiu a esse enquadramento e tentou minimizar a dimensão das facções brasileiras.
A verdade é que o PCC e o Comando Vermelho transformaram regiões inteiras do Brasil em territórios dominados pelo crime. Matam, torturam, expulsam moradores, impõem toque de recolher e desafiam o próprio Estado. Se isso não é terrorismo, fica difícil entender o que seria.
Enquanto Trump endurece o discurso e parte para o confronto contra as facções, o governo Lula parecem mais preocupados com os efeitos políticos da classificação do que com o poder que PCC e CV já exercem dentro do Brasil.
Precisou um presidente americano dizer aquilo que muita gente no Brasil já sabe há anos: PCC e Comando Vermelho não são simples quadrilhas. São organizações criminosas que espalham medo, violência e terror por onde passam.



