Novo Jornal mostra outra face da professora que virou celebridade ao criticar Educação no estado

A edição do Novo Jornal, de hoje (22), esmiuçou o perfil da professora Amanda Gurgel, que ganhou espaço na mídia nacional, inclusive participando do Domingão do Faustão, depois que suas críticas à Educação do estado foram parar no Youtube.

Segundo nota da publicação, ela está afastada da sala desde 2008, depois de poucos meses de sua entrada no serviço público. Amanda é formada em Letras e está lotada na Escola Estadual Myriam Coeli, no Nova Natal, Zona Norte da capital. Ela tem uma carga horária de 30 horas.

Tendo em vista problemas de saúde, a professora ficou sem lecionar de 26 de maio até 26 de novembro de 2008. No ano seguinte, Amanda ficou fora de sala de aula de 26 de novembro a 16 de dezembro. No terceiro afastamento, o pedido passou a valer por ano, contando a partir 18 de março de 2010. O prazo se esgotou, mas ela continua à disposição do laboratório de informática. Sua biografia ainda incluiu a filiação ao PSTU e uma disputa perdida para comandar o SINTE/RN.

44 respostas

  1. novo jornal nao tem moral, pois é totalmente comprometido com o governo, pois foi com grana deles que foi implantado.

  2. Mas ela não fala só por ela, e sim por toda a categoria. Laboratório de informática também é sala de aula, ou vcs acham que esse só serve para o aluno acessar, Orkut e ver email, Novo Jornal foi mediocre na sua matéria.

  3. Xerife, vc sabe quantos professores hoje estão afastados de sala de aula por consequencia desse descaso histórico na educação? São muitos pode ter certeza, são problemas ortopédicos, psiquiscos, de fala, cardíacos e por aí vai. Essas coisas esses jornalecos patrocinados pelo dinheiro público não mostram. Ninguém para essa corrente criada pela melhoria da educação.

  4. Agora querem arranjar defeitos para Amanda, tentando desqualificar o seu discurso. Ser filiada a um partido é defeito? Ela pode ser o que for, mas o que ela disse é a mais pura verdade, sem nenhuma maldade, sem pretensões pessoais. Quem convive com professor do estado a vida inteira, mesmo estando aposentada, queria falar a mesma coisa que Amanda falou. Se tiver problemas do afastamento, encaminhem para a perícia, isso é normal para qualquer trabalhador que adoece.
    Mas não vamos tentar desqualificar uma trabalhadora que luta pela dignidade da sua classe. E todos sabemos que o Brasil ainda está engatinhando pelo motivo de não termos valorizado a educação, até hoje.

  5. É Xerife, mesmo assim, continuo com Amanda Gurgel. Ela está defendendo a classe da educação, e não seus problemas particulares.

  6. Bom saber que ela incomoda os parasitas do governo, principalmente alguns sindicalistas que vivem de reunião em reunião. Foi só essa moça falar umas verdades e ja trataram de tentar desqualifica-la. É sempre assim, seja em governo de direita ou de esquerda, governo é governo, nenhum tem a educação nem a saúde como prioridades, até hoje! Vamos aguardar. Parabens, professora! A verdade está doendo em muitos.

  7. O Ministério da Educação decidiu não tomar conhecimento da adoção em escolas públicas do livro Por uma Vida Melhor, que “ensina” a língua portuguesa com erros de português. Avalizou, quando autorizou a compra e a distribuição, e depois corroborou seu apoio àquela ode ao desacerto ao resolver que a questão não lhe diz respeito.

    Fica, portanto, estabelecido que o ministério encarregado dos assuntos educacionais no Brasil, além de desmoralizar os mecanismos de avaliação de desempenho escolar, não vê problemas em transmitir aos alunos o conceito de que as regras gramaticais são irrelevantes.
    Talvez seja por esse e o Cuscuz da merenda escolar alegado aos educadores proibido pelo MEC, ou pela fraudes no ENEM, ou pelo MEC achar a nova regra gramaticais seja uma opção pelo correto passa a ser considerada explicitação de “preconceito linguístico”.
    Talvez nossa companheira baseado em tudo isso tenha motivos para trabalhar em um laboratório de informatica e mesmo assim continua sendo uma professora.
    O que o Ministério da Educação pode cobrar das Amandas do Brasil?
    Uma vez o Flamengo meu clube contratou o Vampeta e deu um xexo em seus vencimentos. O jogador falou a uma rádio a seguinte frase, o Flamengo finge que me paga e eu finjo que jogo futebol.

  8. A mídia e os grandes jornais, deveriam procurar unir forças para melhorar a qualidade de ensino no país, divulgando a luta dessa brava professora, como foi feito no faustão, e não “cascaviar” até onde a mulher dorme e peida. Até a playboy entrou em reportagem essa semana envolvendo a professora. Pelo amor de deus. Esse país não leva mais a sério a educação. Ponto negativo para o jornal.

  9. Não vejo nada que desabone ou desqualifique a conduta da professora…
    Ainda bem que a internet está aí para democratizar a informação, se não, a voz dessa professora não teria ecoado tão distante…
    Querem-na calada ou que fale apenas as velhas conveniências que estamos acostumados a ouvir por parte de alguns dos veículos de comunicação?

  10. o governo parece que está agindo tentando acabar com a professora amanda, isso é uma vergonha. Esse novo jornal todos sabem que serve ao governo atual, quem não lembra no ano passado quando o mesmo batia todo dia no então governador iberê. Mas os professores estão unidos e a luta vai continuar.

  11. Já querem criar polêmica com a professora, só porque falou a verdade e disse coisas que muitos não teve coragem de dizer? Que jornal é esse? Que matéria é essa? Ela cometeu algum crime? Disse alguma mentira? Só porque mexeu com os poderosos, já ver sua imagem questionada? Essa sim é uma guerreira, uma heroína, uma verdadeira mulher nordestina. Só espero que ela não se meta na política, para que possamos manter a mesma opinião a seu respeito.

  12. Esse histórico postado em alguns meios de comunicação, não foi para verificar a autenticidade da professora, mas sim tentar desconstruir a verdade que ela teve coragem de dizer.

  13. A política sebosa é essa do Brasil, por isso que estamos onde estamos, um país que não investe em sua educação é um barco sem leme, como é que podemos dizer que aqui existe e vivemos em um país democrático de direito? Já querem queimar e jogar o nome da professora na lama?Será medo do já fenômeno Amanda? Isso tem um nome CORVARDIA.
    Aqui a máfia trabalha na surdina da madrugada.
    A escola pública aqui no Brasil esta com seus dias de vida contados, o sistema de governo querem e desejam um Brasil de cegos e Iletrado, querem governar para as barrigas do povo, quanto mais cegos e iletrados e mais barrigas melhor para eles, para os lobistas que depois de uma campanha presidencial tem seus bens aumentados em 10 milhões de reias.

  14. As eleições que acontecem no nosso sindicato, tanto a nível estadual como na regional é vergonhoso, um disputada desigual, essa gente durante o dia eles estão com os trabalhadores(as) e a noite eles estão com os patrões, pessoas inimigas dos trabalhadores(as), pior do que aquelas que ocorrem para prefeito, governador, presidente… Bezerra do PSOL.

  15. Logo vi, é igual a Canindé de França nunca deu uma aula, sendo assim não tem razão de falar do salário.

  16. Lá vem o poderoso governo do estado querendo desqualificar a menina em vista que está mostrando a mancha que cobre o RN , não só agora durante o governo Rosalba mas historicamente sobre todos os governos que já passaram pelo estado. Não interessa se ela está ou não em sala de aula. TUDO que ela fala é a mais pura verdade e DÓI no país! VERGONHA

  17. E o que é que tem? Agora querem deturpar a VIDA da Professora? Parabéns Amanda Gurgel, foram só 98% de aprovação em Rede Nacional.

  18. xerife essa nformação não procede…eu moro no bairro em que se localizam as duas escolas as quais a professora leciona e tenho amigos que trabalham com a mesma…

  19. É pelo jeito a professora Amanda perdeu a credibilidade ao falar que ensina “aos seus alunos” sem pisar na sala de aula.
    Eita que já tava todo mundo acreditando nela.
    E mais: disse que nenhum politico a tinha procurado. Claro, se ela mesma é uma política.
    DECEPÇÃO

  20. Por ela ter falado a verdade sobre essa vergonhosa situação… ainda vai lhe render agumas perseguições politicas, o que é uma nojento!

  21. E daí?!?
    Isso não muda em nada o que ela disse! Continua sendo tudo verdade, o que ela disse, estando ela em sala de aula ou não!

    Agora, a questão eh; vai mudar alguma coisa na educação do RN depois disso? Em Natal, no RN, no Nordeste, no Brasil… vai mudar alguma coisa?!?

    Vai nada, infelizmente! Os políticos vão continuar querendo (e fazendo) que todos continuem sendo analfabetos, para assim comprarem facilmente seu silêncio e seus votos!

  22. Sempre se joga pedras em arvores que dá bons frutos.
    Estava demorando as críticas, mas aos politicos, somente elogios e cortesias. Por isso que o Brasil não vai pra frente. Este desabafo da professora, é um desabafo que engloba todos que são cidadãos. Não precisa está dentro de sala de aulas, para ter coragem de falar a verdade, qualquer um de nós poderíamos fazer o mesmo que ela, mas somos covardes mesmo. Ela é uma cidadã comum com muita coragem. Falou por milhões de bocas mudas do Brasil.
    ]
    PARABÉNS AMANDA

  23. Professor não pode adoecer?

    Ela ficou afastada porque deve ter passado por uma junta médica do estado que autorizou tal afastamento, pois o professor que adoecer por mais de 3 dias tem que passar pela tal junta.

    Estar em uma sala de informática na escola não deixa de ser uma atuação do professor, pois os LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA também fazem parte do aprendizado dos alunos. Como é que se quer que o professor atualize suas aluas considerando um laborátorio de informática como um local para guardar computadores.

    Além disso, se a licença da professora venceu durante o ano letivo é obvio que não havia mais carga horária para ela.

    Quanto a filiação partidária e sindical é um direito de todos, só mostra o quanto ela é uma pessoa cidadã e consciente dos seus deveres.

    Ou então, vou começar a pensar que um blogueiro só porque é filiado a algum partido político não fala a verdade

    Sinto, com tristeza, que a imprensa partidarizada local está começando a detonar a professora e com ela as reivindicações de melhores condições de trabalho dos professores.

  24. Será que tambe´m nessa denuncia tem a mão do sine no meio pois sabemos que hoje o sine trai a categoria e deve está com medo de Amanda.

  25. Essa matéria nao tira em nada as colocações inteligentes da professora que expressou com competência a atual situação da educação do RN.

  26. Nos últimos meses, só tivemos notícia ruins em matéria do RN, eis que depois surge a professora Amanda Gurgel pondo o dedo na ferida do assunto (educação) que é a porta de desenvolvimento de qualquer pessoa ou nação, aí vem um jornal de quinta categoria querer colocar lama na vida pessoal da mensageira, realmente esse Brasil não é um país sério!

  27. E daí? Se ela ficou afastada por problemas de saúde houve um atestado médico ou pericía,não é? O que na verdade importa,foi o que ela falou.E o Palocci?Que tanto r…Não esta aí de novo?Agora que ela mexeu com os MAGNATAS DA POLITICA, ela que se cuide e Deus a proteja.Pois agora ,eles tentarão de tudo para virar o jogo e desfocar a nossa atenção.É de pessoas assim que o Brasil precisa.Corajosa!
    Amanda continue na luta,não se renda,e vê e candidate-se nas próximas eleições,assim poderais fazer muito mais pelo seu povo.Estamos com vc!!!

  28. Em um País em que a mentira é a lingua mater dos políticos, a verdade de uma cidadã faz um estrago de uma bomba atômica. valeuuuuuuuuuuuAmanda Gurgel, a luta continua.

  29. KKKKKKKKKKKKKKK
    Não encotrei mais o reportagem no jornal será que já tiraram

    KKKKKKKKKKK

    Essa é boa.

  30. xerife como voce pode ver o que a professora amanda disse é que o problema da educação é no brasil inteiro isto significa que o problema é do governo federal que é do pt que prometeram ceús e estrelas aos professores e não deram condições aos governos para realizarem as promessas
    que o pt fez ai eu pergunto aos professores que são cegos por lula e dilma , cadé o pt de voces ……..

  31. Meu deus, quem é o pobre coitado que escreveu tal história da professora?..rsrs..Como aluna fico totalmente indignada com tal medilcridade...Os professores sim merecem melhorias em seus salarios...porque só eles, somente eles são capazes de criar novo disse:

    A mudança começa de baixo, para que depois atinja os de cima, assim tentar ser melhor….

  32. É pura verdade, entra governo, sai governo, e ninguém faz, nada, tanto no RN como no restante do país. Nem santo Lula conseguiu essa façanha! (mudar o quadro educacional no pái)

  33. MESMO ASSIM..CONTINUO A ADMIRANDO,POIS ELA FOI E E´A PORTA VOZ DE MUITOS PROFESSORES QUE ESTAO SEM VOZ PROPRIA,POIS AS AMARRAS DO GOVERNO OS IMPERDIRAM DE GRITAR POR JUSTIÇA..DENEGRIR A IMAGEM DELA NÃO AFETA EM NADA…TENHO CERTEZA QUE ELA CONHECE A SITUAÇAO DE TODOS OS SEUS COLEGAS..ME EMOCIONEI TBEM AO VE MINHA MÃE; UMA PROFESSORA APOSENTADA, CHORANDO COM A SUA FALA…AMANDA GURGEL DENTRO OU FORA DE SALA DE AULA…E´SIM A VOZ DOS PROFESSORES E DA EDUCAÇAO FALIDA DO BRASIL….

  34. Parabéns a professora Amanda que conseguiu sintetizar os problemas da educação em 8 minutos e 30 segundos,enquanto muitos passam anos no governo e nada fazem.Outros vivem na mídia e pior nada dizem nem fazem para mudar a situação da educação nesse estado.Eu pergunto será que a escola funciona só com o professor em sala de aula,ou precisa de supervisor que também é professor,de quem atua em sala de leituras,bibliotecas,laborarórios,sala de multimeios,etc…,desculpe esqueci que quem faz esse tipo de comentários não sabe mesmo do que estou falando,tal´vez temha ido a uma escola algumas vezes somente e não entende o que é educação e muito menos o funcionamento de uma escola.É lamentável que ainda tenhamos pessoas que pensam assim.PARABÉNS a todas as Amandas da educação que como ela lutam por melhorias pra educação.

  35. Sugestão para próxima campanha à Presidente do Brasil: Jair Bolsonaro (Presidente)
    Amanda Gurgel (Vice-Presidente)
    Pense em duas pessoas ARRETADAS!!!!!!

  36. Ela começou sua campanha para 2012 muito bem, e no pstu radical ao extremo entao! … boa sorte a ”professora”

  37. EMBORA SEJA CONSTATADO ESSA REALIDADE, SAIBA QUE PROFESSOR TEM UMA VIDA DURA E QUE COMPROMETE MUITAS VEZES A SAÚDE. E SE TEM ALGUÉM AFASTADO SEM MOTIVO É CULPA DO APADRINHAMENTO QUE PERDURA NA MEIO POLÍTICO E ADMINISTRATIVO DO ESTADO.
    POR OUTRO LADO, O PIOR DE TUDO, É QUE NINGUÉM RELATA OUTROS FATOS, COMO ALGUNS SERVIDORES, POR EXEMPLO, A FILHA DE VILMA FARIA QUE SE ENCONTRA AFASTADA DO BANCO DO BRASIL E O FILHO DE ROSALBA CIARLINI TER CARGO COMISSIONADO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, ETC. ISSO É UMA VERGONHA, COMO DIZ NOSSO AMIGO BORIS CASOY.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

janeiro 2023
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 
Categorias