Novo aciona PGR para investigar interferência de Lula e Silveira para colocar Mantega na Vale

O Partido Novo acionou a Procuradoria-Geral da República contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), com uma denúncia-crime por constrangimento ilegal. Eles solicitam investigação sobre o papel que tanto o chefe do Executivo quando o titular da pasta tiveram na tentativa, infrutífera, de pôr o ex-ministro Guido Mantega na presidência da mineradora Vale.

A ação é assinada pelo presidente do Novo, Eduardo Ribeiro. “Registre-se que a grave ameaça aqui não foi perpetrada contra os conselheiros do atual Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Na realidade, a grave ameaça, ocorrida através de investidas por palavras de conotação nitidamente política, se deu contrária à sociedade mineradora, que ostenta, desde 1997, a natureza jurídica privada”, diz o documento.

Em julho do ano passado, o movimento para colocar Mantega na Vale é encabeçado pela ala mais à esquerda do PT. A mesma que teve sucesso na articulação para por Marcio Pochmann no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com Mantega, porém, não deu certo.

Na sexta-feira, 27, o governo recuou ao ver que não conseguiria emplacar o ex-ministro na Vale. Mantega, agora, deve divulgar uma carta enterrando as movimentações. Silveira, no mesmo dia, negou interferências do governo. “Lula nunca se disporia em fazer uma interferência direta numa empresa de capital aberto, listada em bolsa [de valores], que tem a sua governança e natureza jurídica que devem ser respeitadas, até porque o Brasil é um país que respeita contrato, tem regulação estável”, disse o ministro.

As equipe do ministro e do Planalto foram procuradas, mas a reportagem do Estadão não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Sujou, hein Silveirinha?

O MPRN protocolou junto ao Tribunal de Justiça, na terça-feira (20/12), denúncia em desfavor do Prefeito de Mossoró, Silveira Júnior, do vereador Jório Regis Nogueira,

Leia Mais