Novembro começa com mudança no tempo sobre o Nordeste. Pode chover nesta terça

mapa climatempo

CLIMATEMPO – O mês de novembro começou com uma grande mudança no tempo sobre o Nordeste. Ao contrário dos dias secos, ensolarados e muito quentes, o céu se encheu de nuvens, a chuva caiu forte em vários locais e ocorreram até trovões e raios em áreas que não costumam ter estes fenômenos nesta época do ano.  Foi o que ocorreu na região de Maceió, capital de Alagoas e sobre o Ceará. Historicamente, o mês de novembro é mês de seca no Ceará e na maioria das áreas do Estado, a média de chuva não supera 20 mm.  Situação parecida ocorre também sobre o Rio Grande do Norte, a Paraíba, o Pernambuco.

As imagens de satélite mostram as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) que cresceram sobre áreas do Nordeste. Estas nuvens provocaram a chuva forte e os raios. O que mudou foi a circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera, em torno de 10 km de altura. Desde a sexta-feira, os ventos começaram a apresentar um movimento horário até que se fecharam num círculo, girando no sentido dos ponteiros dos relógios na costa da a Bahia e formaram o vórtice ciclônico de altos níveis. Quando isto acontece, na parte mais externa desta circulação formam-se bandas de nuvens carregadas que provocam a chuva.

Este vórtice deve se afastar da costa do Nordeste a durante a terça-feira, o que vai fazer diminuir a nebulosidade e a chuva sobre a Região. Embora tenha até chovido forte no domingo, a chuva não foi generalizada e nem suficiente para reverter o quadro de seca do Nordeste.  Normalmente, a chuva só começa a voltar frequente em janeiro.

A formação de áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil gerou nuvens bastante carregadas em parte da Região. Essas instabilidades estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), circulação de ventos que giram no sentido horário em níveis altos da atmosfera e característica comum do verão brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

junho 2022
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias