Category: Notas

Natal (RN) acelera vacinação e inicia imunização de pessoas a partir de 53 anos nesta segunda (14)

Nesta segunda-feira (14), as pessoas com 53 anos residentes em Natal podem procurar qualquer um dos pontos de vacinação da Prefeitura do Natal para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, levando comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação.

A capital também inicia a vacinação dos motoristas de vans, alternativos, escolares e intermunicipais de médio porte com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Esse público deve apresentar a carteira de operador do veículo e levar cópia desse documento, além de comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacinação.

Os trabalhadores do transporte ferroviário também podem buscar na segunda-feira (14) o Palácio dos Esportes para receber a primeira dose da imunização contra a Covid-19. A categoria deve apresentar crachá no ato da vacinação, comprovante de residência de natal, documento com foto e carteira vacinal.
Acesse o site https://vacina.natal.rn.gov.br/ veja os mais de 40 pontos de vacinação distribuídos na capital e horário de funcionamento.

Menos possibilidade de pegar Covid-19

Se você teve uma infecção por COVID-19, tem 94% menos probabilidade de ser infectado novamente do que outras pessoas que nunca tiveram COVID-19, de acordo com uma carta de pesquisa recente no JAMA Internal Medicine.

Brasil registra 1.129 óbitos e 37 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (13):

– O país registrou 1.129 óbitos nas últimas 24h, totalizando 487.401 mortes;

– Foram 37.948 novos casos de coronavírus registrados, no total 17.412.766 milhões pessoas já foram infectadas.

– Com mais 33.371 curados registrados nas últimas 24h, o número total de recuperados do coronavírus é 15.794.548. Outros 1.130.817 pacientes estão em acompanhamento.

Israel confirma nova coalizão de governo e tira Netanyahu do poder

O parlamento de Israel, chamado de Knesset, aprovou neste domingo (13) uma moção de confiança à coalizão costurada por Yair Lapid, líder do Partido Yesh Atid, de centro, com Naftali Bennett, do Yamina, de direita, pondo fim a 12 anos de poder de Binyamin Netanyahu, o premiê mais longevo de Israel. O novo governo será formado por uma ampla coalizão que vai de nacionalistas judeus de direita a políticos árabes-israelenses.

A aliança foi formada com o principal objetivo de depor Netanyahu e conseguiu uma apertada maioria de 60 votos a favor, 59 votos contra e 1 abstenção.

Entenda

Lapid deu início à formação da aliança, que ganhou força no último dia 30 de maio, quando Bennet declarou apoio ao grupo, que conta com partidos de centro e da minoria árabe. Segundo o acordo, eles vão dividir o cargo de primeiro-ministro em rodízio. Bennett servirá nos primeiros dois anos, enquanto Lapid servirá nos últimos.

O acordo histórico também inclui um pequeno partido islâmico, a Lista Árabe Unida, que o tornaria o primeiro partido árabe a fazer parte de uma coalizão governista.

O partido Likud de Netanyahu se comprometeu com uma “transição pacífica de poder” após mais de dois anos de crise política. Se a aliança não fosse aprovada, os israelenses teriam de participar de um quinto processo eleitoral em pouco mais de dois anos.

(mais…)

Após idas e vindas, Copa América começa neste domingo, no Brasil

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, recebe neste domingo (13), às 18h (horário de Brasília), a abertura da 47ª edição da Copa América, com a partida entre Brasil e Venezuela, pelo Grupo B. A competição, inicialmente, seria disputada na Argentina e na Colômbia, mas precisou mudar de sede. Primeiro, devido à tensão social em território colombiano. Depois, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em solo argentino.

Além de Brasília, outras três cidades – Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia – receberão jogos do torneio. A capital fluminense sediará o evento em dois estádios. O Nilton Santos abrigará partidas da primeira fase, quartas de final e semifinal, enquanto o Maracanã será o palco da decisão, em 10 de julho, às 21h.

A princípio, a Copa América contaria com duas seleções convidadas: Catar, presente na última edição, e Austrália, que disputaria o torneio pela primeira vez. Ambas, porém, desistiram após a Confederação Asiática de Futebol (AFC, sigla em inglês) alterar a tabela das eliminatórias conjuntas para a Copa do Mundo de 2022 – que será no próprio Catar – e para a Copa da Ásia de 2023, por reflexo da pandemia. Desde 1991, a competição não reunia apenas os dez países vinculados à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O torneio foi confirmado no Brasil no dia 31 de maio, um dia após a Argentina deixar de ser a sede. A realização foi colocada em dúvida após o Superior Tribunal Federal (STF) receber três pedidos para que o evento fosse proibido, em razão da pandemia. Na última quinta-feira (10), a maioria dos ministros votou por não barrar a Copa América. O consenso foi de que o Supremo não teria competência para impedir a competição, mas sim exigir que o Poder Público planeje e cumpra medidas sanitárias para mitigar os riscos de disseminação da covid-19.

(mais…)

Seleção brasileira de ginástica rítmica conquista vaga para as Olimpíadas de Tóquio

O conjunto da seleção brasileira de ginástica rítmica conquistou a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020 após bom desempenho na série mista do Pan-Americano, que ocorreu no último sábado. A nota atingida pela equipe brasileira foi de 35.950 pontos, com três arcos e duas maças. Na sexta-feira, as atletas haviam chegado à marca de 38.450 pontos, totalizando 74.400.

O conjunto brasileiro somou 73.700 pontos e foi para o alto do pódio. “A gente está muito feliz, com a sensação do dever cumprido. Não existe grande conquista sem sacrifício. Tratamos de não cometer erros e depois ficamos no sofazinho rezando, esperando a nota. Felizmente, deu tudo certo”, comentou Duda Arakaki, capitã da Seleção.

Duda, Beatriz Linhares, Deborah Medrado, Geovanna Santos da Silva, Bárbara Galvão e Gabrielle Moraes formaram a equipe brasileira que, neste domingo, disputará também  as finais das series de cinco bolas e mistas.

G7 anuncia doação de 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid para países mais pobres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou neste domingo (13) que o G7 doará 1 bilhão de doses de vacinas para países mais pobres através do consórcio Covax Facility.

Mais cedo, o presidente do Conselho da UE, Charles Michel, havia anunciado que os líderes do G7 concordaram em “alinhar” suas posições sobre vacinas, fundos para a África e lutar contra a “pressão de regimes autoritários”.

Nos últimos três dias da cúpula, a UE trabalhou para convencer as “principais democracias do mundo” a se juntar a ela na aceleração das entregas globais de vacinas. “A prioridade era garantir que podemos atender a demanda por vacinas e aqui a UE assumiu a liderança. Parceiros agora se juntaram a nós para acelerar a produção e entrega de vacinas em todo o mundo “, disse Michel.

“Também vemos que as democracias liberais e as sociedades abertas enfrentam a pressão de regimes autoritários. Esse desafio nos levou a unir forças durante o G7, não apenas para sermos capazes de responder sob pressão ou ataque, mas também para difundir nossos valores de liberdade, governo de lei e respeito pelos direitos humanos “, disse ele.

(mais…)

Taxa de ocupação de leitos críticos no RN volta a ficar abaixo de 90%; Seridó tem 80%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 88,9%, registrada no início da tarde deste domingo (13). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 627.

Desde 1º de março, a taxa de ocupação dos leitos críticos do estado tem média acima de 90%. As únicas exceções foram os dias 23 de abril e 5 de maio, que registraram 89%.

Até o momento desta publicação são 45 leitos críticos (UTI) disponíveis e 359 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 145 disponíveis e 268 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 85,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 80%.

RN contabiliza 08 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 1.294

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (13). Foram mais 1.294 casos confirmados, totalizando 282.824. Até sábado (12) eram 281.530 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.452 no total, sendo 08 mortes registradas nas últimas 24h: Assu (01), Caraúbas (01), Lagoa de Velhos (01), Coronel João Pessoa (01), Francisco Dantas (01), Augusto Severo (01), Mossoró (01) e Itajá (01).

A Sesap ainda registrou outros 04 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. No sábado (12) o número total de mortes era 6.440. Óbitos em investigação são 1.365.

Casos suspeitos somam 102.190 e descartados 542.596.

Homem é preso após bater na esposa e tentar fugir de abordagem no RN

O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) prendeu um homem pelos crimes de violência doméstica e direção perigosa neste sábado (12). A ação se deu quando os agentes foram acionados no posto rodoviário por uma mulher que acabara de sofrer violência física pelo companheiro. Após o recebimento das características do acusado, os agentes passaram a diligenciar e encontraram o suspeito a bordo de uma motocicleta no Arenã, Zona rural de São José. O infrator ainda passou a empreender fuga, sendo interceptado após acompanhamento tático.

Ele foi encaminhado , juntamente com a vítima, até à Delegacia na Zona Norte da capital do Estado, para a adoção das medidas criminais cabíveis. Já o veículo foi removido ao depósito.

Via Certa Natal

Prefeito de São Miguel (RN) contrata R$ 1,4 milhão para a merenda escolar

Lá pela Tromba do Elefante o Prefeito da cidade de São Miguel (RN) Célio de Elizeu, autorizou a contratação das empresas abaixo relacionadas pelo valor de R$ 1.488.604,54, visando a aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar da municipalidade:

Supermercado Arcanjo – EPP – R$ 1.136.204,54

Mercadinho do Campo – ME – 352.400,00

Saiba quais são os partidos que podem apoiar Bolsonaro em 2022

De olho nas eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro já está com as negociações adiantas e deve se filiar ao Patriota para tentar a reeleição. Com a possibilidade de migrarem para um partido nanico e com pouca verba do fundo eleitoral, os aliados do presidente enxergam nas alianças a estrutura de campanha para o próximo ano.

Em uma reunião com o Patriota, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), recém filiado a sigla, disse que irá trabalhar para uma coalizão com o PP, PTB, PL, Republicanos, PSL e outras legendas.

A aliança com o PP é a mais desejada, e conta com o senador Ciro Nogueira (PI), que também preside a sigla, além do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL).

Os bolsonaristas ainda visam uma aliança com o PSL, detentor de um grande tempo de televisão e cota do fundo partidário. Bolsonaro, inclusive, cogitou a possibilidade de retornar ao partido, mas encontrou resistência de uma ala de parlamentares.

Também desejado pelos bolsonaristas, o Republicanos enfrenta uma crise com a Angola, o que tem abalado a relação com Bolsonaro. Integrantes da Universal foram indiciados em maio por lavagem de dinheiro após denúncias de pastores angolanos.

(mais…)

Polícia Federal destrói 875 mil pés de maconha até abril, 3 vezes mais que em 2020

A PF (Polícia Federal) destruiu 875,5 mil pés de maconha entre janeiro e abril de 2021, uma quantidade 364% maior que os 188,7 incinerados no mesmo período do ano passado.

Os números fazem parte de balanço da PF e indicam um avanço no combate à maconha em diversos aspectos. A destruição de mudas também cresceu e alcançou 193,6 mil unidades, 102% maior que em 2020. E a apreensão da droga saltou 4%, para 76,3 toneladas.

Grande parte da quantidade erradicada foi encontrada no interior de Pernambuco, nas operações Fusarium e Fusarium II. Na segunda edição, em abril, foram erradicados 531 mil pés de maconha, que seriam suficientes para distribuir mais de 100 toneladas da droga.

Se de um lado houve aumento nas ações da PF em relação à maconha, houve redução no que diz respeito a outras drogas.

A cocaína, por exemplo, teve redução de 74,7% nas quantidades apreendidas, chegando a 19,7 toneladas. Algo semelhante ocorreu com o ecstasy. Os policiais tinham apreendido 135.612,7 comprimidos em 2020, mais que os 4.393 deste ano.

(mais…)

Para rivalizar com a China, G7 lança projeto trilionário em infraestrutura

A Cúpula do G7 lançou um projeto global de infraestrutura verde para rivalizar com o sistema de financiamento de infraestrutura da China. O anúncio foi realizado neste sábado (12).

Chamada de “Built Back Better World” (B3W), a proposta buscará colocar aproximadamente US$ 40 trilhões em investimentos em infraestrutura com o objetivo de desacelerar os impactos das mudanças climáticas em países de baixa e média renda.

“O B3W terá escopo global, da América Latina e Caribe à África e ao Indo-Pacífico. […] O objetivo é ajudar os países a se recuperarem da pandemia, com foco no clima, saúde, tecnologia digital e na luta contra a desigualdade”, disse um comunicado da Casa Branca.

Brasil já vacinou mais que a soma de 15 países europeus contra covid

Ao ultrapassar as 78 milhões de vacinas contra covid-19 aplicadas desde 17 de janeiro, o Brasil administrou uma quantidade de imunizantes superior à soma de 15 países da Europa. Esse desempenho supera as 77 milhões de doses aplicadas em países cujos governos costumam ditar normas de comportamento ao Brasil, como Noruega, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Suíça, Suécia, Áustria, Holanda, Grécia, Irlanda, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Turquia e Portugal.

Até o Reino Unido, grande produtor de vacinas e primeiro a iniciar a imunização, aplicou cerca de 10 milhões de doses a menos que o Brasil.

País europeu grande e rico, a França precisa se somar à Espanha e a Portugal para rivalizar com o número de doses no Brasil.

Brasileiros com uma dose representam o dobro da média mundial, mas são 26%. Países grandes sofrem: Índia aplicou 1ª dose só em 14,8%.

O Brasil conserva a posição de 4º país que mais aplicou doses de vacina em todo o mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Índia e China.

Diário do Poder

Mega-Sena: uma aposta acerta as seis dezenas e ganha R$ 43 milhões

Uma aposta de Balneário Camboriú (SC) acertou as seis dezenas do concurso 2.380 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (12) em São Paulo. O apostador receberá R$ 43.258.691,06.

Veja as dezenas sorteadas: 11 – 16 – 20 – 24 – 39 – 53

  • A quina teve 59 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 65.129,22.
  • A quadra teve 5.566 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 986,24.

O próximo concurso (2.381) será na próxima quarta (16). O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.

Brasil registra 2.037 óbitos e 78 mil novos casos de Covid nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (12):

– O país registrou 2.037 óbitos nas últimas 24h, totalizando 486.272 mortes;

– Foram 78.700 novos casos de coronavírus registrados, no total 17.374.818 milhões pessoas já foram infectadas.

– Com mais 42.584 curados registrados nas últimas 24h, o número total de recuperados do coronavírus é 15.761.177. Outros 1.127.369 pacientes estão em acompanhamento.

Prefeitura dá a largada no ‘Mossoró Cidade Junina’ online

Foi dada a largada no Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual neste sábado (12), Dia dos Namorados. Artistas da terra se apresentaram no Pingo da Mei Dia, que levou muito forró e animação para as casas dos mossoroenses, em todos os cantos do Brasil.

O maior bloco junino esse ano foi realizado on-line devido à pandemia. Até o dia 27 de junho diversas bandas e artistas da cidade vão fazer a festa virtual com lives transmitidas pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Segundo o prefeito Allyson Bezerra, “fizemos a versão online do evento para poder amenizar a saudade da tradição junina, que é patrimônio cultural dos mossoroenses, e assim curtir tudo com segurança em casa, mas sem perder a festa”.

Na abertura, os shows on-line foram transmitidos diretamente do palco do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, onde acontecem as apresentações do Polo Estação das Artes. Já os shows de bandas e artistas do Polo Cidadela foram realizados a partir do palco do Teatro Lauro Monte Filho. Nilson Vianna, Beth e Jamir, André Luví, João Neto Pegadão e Gianini Alencar comandaram o Pingo.

Joe Biden diz que os vacinados não precisam mais usar máscara e deixa mídia em “saia justa”

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou nessa quinta-feira (10)  que pessoas totalmente vacinadas não precisam mais usar máscaras.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou nessa quinta-feira (10)  que pessoas totalmente vacinadas não precisam mais usar máscaras.

“Hoje é um grande dia para a América”, disse o presidente democrata.

“Se você estiver totalmente vacinado, não precisará mais usar máscara”, afirmou Biden, resumindo a nova orientação e incentivando mais americanos a deixarem de usar as máscaras.

“Todos ansiamos por este momento – quando podemos voltar a algum senso de normalidade”, disse Rochelle Walensky, diretora do CDC, em uma reunião anterior na Casa Branca.

À luz das orientações do CDC, o Pentágono também anunciou que seus funcionários que estiverem totalmente vacinados não precisarão mais usar máscaras em ambientes fechados ou ao ar livre nas instalações de defesa.

Terça Livre

Boletim médico diz que Faustão segue internado, mas apresenta melhora

Diferentemente do que era previsto, o apresentador Fausto Silva, 71 anos, não teve alta neste sábado (12). Ele segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein , em São Paulo, e deve ter alta no domingo ou na segunda-feira 14. Desde a última quinta-feira, ele trata de uma infecção urinária. Amanhã, pela primeira vez em mais de 32 anos, não irá apresentar o Domingão do Faustão. Tiago Leifert foi incumbido pela Globo de substituí-lo .

“Já estou [no hospital] há 48 horas e a medicação está surtindo efeito. Vou ter que esperar mais umas 48 horas para ter certeza de que uma infecção urinária foi superada totalmente. Estou aqui na reta final, indo muito muito bem, esperando que seja superado todo o problema “, disse ao Notícias da TV na manhã deste sábado.

Fausto, que está em seu último ano na Globo, acordou se sentindo mal na quinta-feira. No Albert Einstein, os exames detectaram uma infecção urinária, e seus médicos decidiram interná-lo para que recebesse medicação intravenosa e reduzisse riscos de oscilações de pressão arterial e glicemia.

Como o Domingão do Faustão tem sido gravado às sextas-feiras e não haveria tempo para contar com o titular, a Globo optou por chamar às pressas o apresentador Tiago Leifert para substituí-lo, ao invés de exibir uma reprise e correr o risco de passar vexame no Ibop.

Em férias desde o final do BBB21, em 5 de maio, Leifert assumiu uma difícil tarefa. Irá comandar um mata-mata inédito da Super Dança dos Famosos no mesmo horário em que o SBT irá exibir a estreia do Brasil na Copa América , diante da Venezuela.

(mais…)

Conmebol vai permitir mudanças ilimitadas nas convocações de jogadores na Copa América em razão da Covid-19

A Conmebol anunciou na sexta-feira (11) que vai permitir mudanças ilimitadas nas convocações de jogadores para a Copa América, desde que os substituídos testem positivo para o novo coronavírus.

“Será permitida a troca de jogadores de forma ilimitada no torneio caso apresentem resultado positivo de teste PCR realizado pela entidade ou tiverem contato próximo com alguém infectado”, informou a entidade, em nota.

A Conmebol afirmou que sua comissão médica pode solicitar informações adicionais sobre os casos e a substituição estará sujeita a aprovação. Ainda de acordo com o novo regulamento, a alteração será permanente e o jogador substituído não poderá voltar a jogar a competição.

Neste sábado, a Secretaria da Saúde do Distrito Federal informou que 10 integrantes da delegação da Venezuela, incluindo cinco atletas, testaram positivo para Covid-19. A equipe é o adversário da estreia do Brasil na Copa América, neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

(mais…)

Astro da Eurocopa tem mal súbito, desmaia em campo e jogo é suspenso

O meio-campista Christian Eriksen, camisa 10 da Dinamarca, sofreu uma síncope durante a partida contra a Finlândia neste sábado, na primeira rodada da Eurocopa.

O jogador foi atendido no gramado e recebeu massagem cardíaca dos médicos. Ainda não se sabe a real situação do atleta.

O lance aconteceu no final do primeiro tempo. Após uma cobrança de lateral, ao dominar a bola, Eriksen caiu sozinho, o que despertou a atenção de todos. No mesmo instante a equipe médica já foi acionada.

Ele ficou mais de 15 minutos sendo atendido no gramado e deixou o campo de ambulância, respirando com a ajuda de um balão de oxigênio.

A partida, realizada no Parken Stadium, em Copenhague, estava empatada em 0 a 0 e foi suspensa pela UEFA.

Fiocruz recebe insumo para 6 milhões de vacinas neste sábado

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá receber, neste sábado (12), mais um lote de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), suficiente para a produção de cerca de seis milhões de doses da vacina contra a covid-19. 

O insumo deverá ser desembarcado no Aeroporto Internacional Tom Jobim no fim da tarde. A informação foi divulgada pela Fiocruz.

A aceleração da entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho, segundo a Fiocruz.

Na sexta-feira (11), a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), também fez a sua entrega semanal de doses da vacina, com 2,7 milhões de doses sendo disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), das quais 137 mil são para o estado do Rio de Janeiro.

Com essa remessa, a fundação atinge 53,8 milhões de doses entregues ao PNI. A pedido da Coordenação de Logística do Ministério da Saúde, as entregas semanais se manterão às sextas-feiras.

Mais um policial militar do RN morre vítima da Covid-19

A Polícia Militar perde mais um membro da corporação que morre por causa da Covid-19.

O Sargento Fernando de Araújo Pontes do Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque).

Colegas de farda lamentaram o falecimento do sargento nas redes sociais. O Sargento havia ingressado na Polícia Militar em 1997. Ele deixa a esposa e dois filhos.

RN contabiliza 10 óbitos por covid nas últimas 24h; Novos casos são 2.140

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (12). Foram mais 2.140 casos confirmados, totalizando 281.530. Até sexta-feira (11) eram 279.390 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.440 no total, sendo 10 mortes registradas nas últimas 24h: Parnamirim (01), Poço Branco (01), Mossoró (03), Assu (02), São Gonçalo do Amarante (01), Baraúna (01) e Areia Branca (01).

A Sesap ainda registrou outros 09 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Na sexta-feira (12) o número total de mortes era 6.440. Óbitos em investigação são 1.361.

Casos suspeitos somam 98.764 e descartados 539.593.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 91,8%; Seridó cai para 77,5%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 91,8%, registrada no fim da manhã deste sábado (12). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 627.

Até o momento desta publicação são 32 leitos críticos (UTI) disponíveis e 359 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 146 disponíveis e 268 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 91,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,1% e a Região Seridó tem 77,5%.

Homem é assassinado a tiros na frente da casa dos pais na Grande Natal

Um homem foi assassinado a tiros na frente casa dos pais, em Macaíba, região metropolitana de Natal, na noite desta sexta-feira (11).

O crime aconteceu por volta das 19h, na Rua João da Cruz, no bairro Campo da Mangueira.

Segundo a Polícia Civil, Heriberto Souza da Penha estava sentado na frente casa dos seus pais, quando dois criminosos ainda não identificados passaram pelo local em uma motocicleta.

Um deles desceu, atirou várias vezes contra a vítima, e fugiu em seguida com o comparsa.

Heriberto não resistiu e morreu no local, antes de qualquer socorro médico.

A Polícia Civil foi ao local para dar início às investigações, mas ainda não identificou qual seria a motivação do crime e quem seriam os autores.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

G1RN

Bolsonaro participa de ‘motociata’ em SP em ato de apoiadores

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), começou o passeio de moto na manhã deste sábado (12) em São Paulo. Bolsonaro e os apoiadores saíram do Sambódromo em percurso que vai até o Obelisco do Ibirapuera. O trajeto terá 100 km, aproximadamente. A motociata é conhecida como “Acelera para Cristo”. O presidente convidou apoiadores a participarem.

Para evitar possíveis problemas durante o passeio, o governo estadual informou na sexta-feira, 11, que o esquema de segurança será reforçado. O ato será encerrado no início da tarde, às 14 horas, no tradicional Obelisco do Ibirapuera, situado na Praça Ibrahim Nobre.

Polícia Militar captura sete foragidos da justiça em menos de 24h em Natal

Policiais do 1º BPM apreenderam dois foragidos, sendo um deles no bairro de Lagoa Seca, na avenida Prudente de Morais, e outro no Tirol, na avenida Hermes da Fonseca. No bairro de Lagoa Nova, a viatura do 5º BPM foi solicitada pelo gerente de uma agência bancária, localizada na avenida Capitão Mor Gouveia, pois foi constatado que dois indivíduos que pleiteavam empréstimos naquele local eram devedores da justiça, fato esse que foi conferido durante a checagem de documentos.

À noite, as equipes da ROCAM, realizando patrulhamentos e abordagens rotineiras, capturou um homem, na rua Vereador José Sotero, no bairro do Alecrim e outro na avenida Jaguarari, em Lagoa Nova. Ambos possuíam mandatos de prisão contra si.

E na madrugada deste sábado (12), foi a vez dos militares da viatura 111, também do 1º BPM, capturarem mais um condenado. Desta vez, o infrator estava guiando um veículo no contrafluxo na ponte Newton Navarro e a guarnição foi solicitada para averiguar. Na abordagem ficou constatado que o motorista em questão tinha mandato de prisão em aberto.

No total, a Polícia Militar retirou de circulação sete infratores que se encontram em débito com justiça, em menos de 24h. Em todos os casos, os foragidos foram conduzidos às Delegacias de Plantão da Polícia Civil, para realização dos procedimentos legais cabíveis.

Mais 2,7 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegam ao Brasil

O Brasil recebeu mais um lote com 2,7 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Segundo informou o Ministério da Saúde, a nova remessa chegou ao país na noite de sexta-feira (11).

Junto com as 800 mil doses da CoronaVac que foram entregues ao governo também na sexta, a Saúde começa a distribuir novas doses para os estados, por meio do PNI (Plano Nacional de Imunicação).

De acordo com o Vacinômetro informa que cerca de 109,4 milhões de doses de vacina já foram distribuídas. Destas, 76,7 milhões foram aplicadas. O Ministério pretende vacinar 160 milhões de pessoas até dezembro deste ano.

Parlamento de Israel vota mudança no governo e saída de Netanyahu neste domingo

Israel define neste domingo (13) se o país encerrará 12 anos consecutivos de poder do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para dar início a um novo governo, formado por uma ampla coalizão que vai de nacionalistas judeus de direita a políticos árabes-israelenses.

O Knesset, nome em hebraico do Parlamento israelense, vota se aprova ou rejeita essa aliança costurada por Yair Lapid, político centrista e um dos principais opositores de Netanyahu. Em 2 de junho, ele conseguiu firmar uma união majoritária ao ganhar apoio do direitista Naftali Bennett, em uma coalizão antes vista como improvável.

Para que esse novo governo seja efetivado, a maioria parlamentar deverá aprovar essa aliança. Caso contrário — e Netanyahu luta para isso —, os israelenses serão empurrados para um quinto processo eleitoral em pouco mais de dois anos.

Um dos políticos mais proeminentes de Israel, Netanyahu se tornou o premiê com maior tempo de mandato na história de Israel. Ele governou o país entre 1996 e 1999 e, dez anos depois, retornou ao poder, de onde não mais saiu.

Netanyahu se sustentava graças aos posicionamentos nacionalistas que agradavam diversas áreas do centro à direita em Israel. Tanto militaristas seculares quanto judeus ortodoxos compunham a base do primeiro-ministro, que tinha apoio principalmente pela defesa do estado judaico e das ocupações israelenses nos territórios palestinos. Também tinha apoio ao endurecer os ataques contra a facção Hamas, que comanda a Faixa de Gaza.

(mais…)

Turismo tem prejuízo de R$ 355,2 bilhões na pandemia e corta 474 mil empregos formais

As atividades turísticas já somam prejuízo de R$ 355,2 bilhões desde o agravamento da pandemia de covid-19 no País, em março de 2020. Desde o início da crise sanitária, o turismo brasileiro já eliminou 474,1 mil postos de trabalho formais. O setor chegou a maio deste ano operando com aproximadamente 48% da sua capacidade mensal de geração de receitas, calcula a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“O recrudescimento da pandemia tem se mostrado bem mais complexo para o turismo do que para outras atividades”, ressaltou o economista Fabio Bentes, responsável pelo estudo da CNC.

Mais da metade (52%) do prejuízo apurado até agora pelo setor ficou concentrado nos Estados de São Paulo (R$ 142,6 bilhões) e Rio de Janeiro (R$ 43,4 bilhões).

A estimativa da CNC considera o que o turismo deixou de arrecadar desde a segunda quinzena de março de 2020 até o fim de maio, tendo como base informações das pesquisas conjunturais e estruturais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de séries históricas referentes aos fluxos de passageiros e aeronaves nos 16 principais aeroportos brasileiros.

Os dados sobre emprego consideram estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

(mais…)

SUS passará a realizar exames de fungos que afetam o sistema nervoso

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a fazer exames que podem identificar fungos Cryptococcus que agem de forma prejudicial sobre o sistema nervoso. Os procedimentos também possibilitarão o diagnóstico de meningite criptocócica.

O teste incorporado ao SUS é rápido, com resultado em cerca de 10 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, o exame é de baixo custo e não existe estrutura específica, o que facilita a sua realização.

Os exames são destinados a pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (PVHIV) sem sintomas. O Cryptococcus atua sobre o sistema nervoso central e vias respiratórias. Ele pode causar uma inflamação no cérebro.

A aprovação da inclusão dos procedimentos ao SUS ocorreu pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde (Conitec). O órgão é assessor do Ministério da Saúde na avaliação de tratamentos e procedimentos a serem disponibilizados no SUS.

Brasil terá estudos da fase 3 de antiviral experimental contra coronavírus

A farmacêutica MSD (conhecida como Merck no Canadá e Estados Unidos) vai iniciar os testes de fase 3 de seu antiviral contra o coronavírus no Brasil. A droga experimental, chamada molnupiravir, possui um mecanismo de ação contra a fase de replicação viral, que se dá nos primeiros dias de Covid-19.

Segundo informações do jornal Folha de S. paulo, a realização dos ensaios clínicos ocorre simultaneamente com o lançamento do estudo também global, registrado na plataforma Clinicaltrials.gov. A expectativa é avaliar 1.850 pessoas nessa fase do estudo.

A droga é a primeira a alcançar a fase 3 de estudos no país. Além dela, os anticorpos monoclonais Regeneron e da empresa Eli Lily receberam autorização para uso emergencial nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil pela Anvisa, embora sejam restritos para uso intrahospitalar.

De acordo com a Folha, o estudo MOVe-Out avaliará o uso de 800 mg do molnupiravir, na forma de comprimidos orais, duas vezes ao dia, por cinco dias. Segundo a farmacêutica, a dosagem e forma de administração foram determinadas na fase anterior de pesquisa clínica e apresentaram bons resultados na ação antiviral em pacientes não hospitalizados com Covid e com sintomas iniciais.

O mecanismo de ação do antiviral foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Emory, em Atlanta, Georgia (EUA) e o desenvolvimento do medicamento ficou a cargo da empresa de biotecnologia Ridgeback Biotherapeutics, sediada em Miami, em parceria com a MSD. A farmacêutica também é responsável pela realização dos ensaios clínicos.

EUA devem descartar 60 milhões de doses da vacina contra Covid, diz jornal

Por risco de contaminação, os Estados Unidos devem descartar mais 60 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid, informou o jornal “The New York Times”.

De acordo com a agência reguladora americana, FDA, os imunizantes foram produzidos na mesma fábrica que já tinha jogado fora 15 milhões de doses.

Na ocasião, os funcionários da unidade, que fica na cidade de Baltimore e está fechada há dois meses, misturaram acidentalmente os ingredientes de duas vacinas diferentes.

A agência reguladora ainda estuda a possibilidade de liberar 10 milhões de doses com um alerta de isenção de garantia de boas práticas por parte da produtora.

O Antagonista

Mega-Sena pode pagar R$ 42 milhões neste sábado (12)

O concurso 2.380 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 42 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (12) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet.

RN tem 2ª maior redução de casos de Covid do país

Conforme o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que analisa a Semana Epidemiológica (SE) 22, de 30 de maio a 5 de junho, oito estados tiveram incremento de casos na Semana Epidemiológica 22, sete ficaram estáveis e 11 mais o Distrito Federal tiveram redução. As principais altas se deram em São Paulo (35%) e Roraima (27%). Já as quedas mais intensas ocorreram no Amapá (-36%) e Rio Grande do Norte (-28%).

Quando consideradas as mortes, foram sete os estados com crescimento das curvas, enquanto quatro mais o DF ficaram estáveis e 15 registraram menos óbitos em relação ao balanço da semana anterior. Os aumentos mais expressivos aconteceram no Rio Grande do Norte (40%) e Amazonas (37%). As quedas mais efetivas foram registradas em Roraima (-52%) e Paraná (-27%)

Mundo

A Índia foi novamente o país com mais novas mortes, com 20.787 novos óbitos na semana epidemiológica 22. O Brasil mantém a 2ª colocação, com 11.474 mortes. Em seguida vêm México (5.303), Argentina (3.759) e Colômbia (3.675). Quando considerados números absolutos desde o início da pandemia, o Brasil segue na 2ª posição, com 472.531 óbitos, atrás dos Estados Unidos (597.377). Quando consideradas as mortes por 1 milhão de habitantes, o Brasil fica na 7ª colocação.

(mais…)

Posts Recentes

Posts Recentes

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Categorias

‘Pelas caridades’…!

“Devia ser proibido mentir na política”. Como tem candidato ‘mentiroso’ nessas eleições municipais. ‘Pelas caridades’…!

Leia Mais