Não durma com raiva!

cama

Você com certeza já ouviu a história de que dormir bravo com o parceiro é péssimo para o relacionamento. A teoria, com jeito de lenda urbana, agora tem uma aprovação científica. Um estudo publicado na revista Nature apontou que é mais difícil suprimir memórias negativas após uma noite de sono.

Dormir após receber novas informações tende a reorganizar como essa informação é armazenada, movendo de redes de memórias de curto prazo para as de longo prazo. Às vezes, contudo, há memórias que as pessoas não querem lembrar e, até então, não estava claro como essa consolidação ocorre durante o sono.

Foi para responder esta última questão que uma equipe de cientistas liderada por Yunzhe Liu, da chinesa Beijing Normal University, passou a realizar a pesquisa. Ao todo, o estudo avaliou 73 estudantes de graduação do sexo masculino e executou uma série de testes de supressão da memória.

Os alunos tinham que aprender associações entre pares de imagens: rostos neutros emparelhados com imagens aversivas para que quando vissem o rosto imediatamente se lembrassem da imagem aversiva. Eles, então, teriam que suprimir a memória negativa quando voltassem a ver os mesmos rostos.

A pesquisa foi feita em dois dias consecutivos, nos quais todos os participantes disseram ter tido uma boa noite de sono. Os resultados mostraram que os alunos tiveram mais trabalho para suprimir a memória negativa depois de terem dormido.

A atividade cerebral durante o teste mostrou que os circuitos neurais envolvidos na supressão da memória, que inicialmente estavam concentrados no hipocampo, se deslocaram para um padrão mais dividido no córtex. Tal mudança parece ter sido a responsável por fazer a supressão da memória negativa ser mais complicada.

O modo com que as mudanças no cérebro afetam a habilidade de suprimir memórias negativas pode potencialmente ajudar médicos a entenderem melhor condições como o estresse pós-traumático. E, claro, pode fazer você pensar melhor e tentar pacificar alguma briga antes de seu cérebro descansar.

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias