Museu do Seridó apresenta exposição “Devoções do Seridó”

O Museu do Seridó, em Caicó, é destaque na programação da Festa de Sant’Ana 2020, integrado ao “Fórum Festa de Sant’Ana – Patrimônio Cultural Brasileiro” lançando exposição virtual com acervo de artes sacras, intitulada de “Devoções do Seridó”

A proposta da exposição foi a forma do Museu do Seridó, como lugar de memória, permanecer integrado aos festejos da padroeira, apesar da pandemia, em consonância com a comunidade. São cinco as peças do acervo que serão expostas: Sant’Ana Mestra, Sant’Ana Guia, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Imaculada da Conceição e Menino Jesus.

“O fio condutor da montagem foi a ideia de que, assim como em muitas famílias seridoenses, o culto ao catolicismo já se encontrava presente dentro da família divinal formada por Sant’Ana, São Joaquim, Maria e Jesus, trazendo uma relação geracional, tal como a própria celebração evoca. Devoções do Seridó é uma proposta para que se estreitem os laços entre a sociedade seridoense, sua cultura e história, e o Museu, tornando visível para todos a importância do espaço museal como um lugar de memória, porém vivo, pulsante, acessível” ressalta a Curadora geral da exposição, Conceição Guilherme, do Departamento de História da UFRN.

O Museu do Seridó é coordenado pela UFRN, e funciona no prédio do Senado da Câmara e Cadeia Pública da Vila do Príncipe, em Caicó. Sua construção foi concluída no ano de 1812. Conforme a Professora Vanessa Spinosa, diretora do Museu do Seridó, esta é a primeira exposição virtual realizada neste espaço, porém há planos de haver outras exposições a partir de atualizações desta mostra.

“Estamos muito contentes com a possibilidade de, após muitos anos sem exposição do Museu, organizarmos esta ação dentro de um dos festejos mais importantes do Rio Grande do Norte. Esta é a primeira exposição virtual da história do Museu do Seridó e planejamos que a exposição Devoções do Seridó seja uma mostra dinâmica, que possa ir se atualizando e ganhando outras dimensões durante o ano de 2020. A equipe, formada por profissionais do CERES Caicó, Currais Novos, Departamento de História e Museu Câmara Cascudo, têm dado tudo de si para que, em conjunto com a nossa equipe técnica, tenhamos uma narrativa expográfica que conecte a comunidade e suas crenças ao Museu, e isso está sendo fundamental neste momento”, diz com entusiasmo Vanessa Spinosa, da Direção do Museu do Seridó.

A exposição virtual tem sua abertura dia 28 de julhocom divulgação do site nas redes sociais do Museu do Seridó @mds.ufrn. Além do Museu do Seridó, o Fórum “Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural Brasileiro” também conta com o envolvimento da agência Referência UFRN, IFRN, FUNARTE, IPHAN e Paróquia de Sant’Ana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias