Município estuda implantar programa para melhoramenteo genético

carneiros-de-salomao1Janduís – O Município deve implantar o programa de melhoramento genético no rebanho de bovinos. O assunto foi discutido em reunião que contou com a presença dos produtores participantes do programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos e representantes da prefeitura de Janduís, SEBRAE e Emater.

Implantado no início da gestão do prefeito Salomão Gurgel, o programa de melhoramento genético foi contemplado com o Selo Sebrae Prefeito Empreendedor no ano de 2008.

Nessa reunião, os produtores relataram a experiência com os rebanhos melhorados geneticamente. Para José Rangel de Araújo, consultor do SEBRAE, o resultado da avaliação foi positiva, pois a melhora dos rebanhos pode ser vista a olho nu, o que comprova a credibilidade do programa. Dessa reunião foram tiradas várias deliberações no sentido de atender novos produtores que estejam interessados em participar do melhoramento genético.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco Almeida Neto, identifica que há grande estímulo, por parte desses produtores. É tanto que a discussão girou em torno de trabalhar um novo projeto para atender mais produtores.

Atualmente, o Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos atende as seguintes comunidades rurais: Permissão, Verruma, Arrimo, Livramento, Retiro, Morada Nova, Gado Bravo, Setubal Pacuti e Pau de Leite. 

Além do mais, a discussão mostrou disponibilidade de se implantar um programa de melhoramento genético no rebanho de bovinos de Janduís. A secretaria de Agricultura, inclusive, já possui o projeto formatado.

Almeida acredita ser um projeto viável que pode se espelhar na experiência adquirida com o projeto de caprinos e ovinos. Representantes do escritório local da Emater, presentes no encontro, avaliaram o programa como importante e, inclusive, já anunciaram apoio para implantação.

Para estimular os produtores, o Município deve realizar uma Feira de Caprinos e Ovinos, ainda este ano, o que deverá alavancar a economia local com a apresentação dos animais melhorados geneticamente. Essa feira deverá contar com um festival de gastronomia, apresentando o melhor da culinária regional, espaço para o artesanato municipal, que atualmente trabalha as tipologias da renascença e da palha de carnaúba, além de apresentação dos grupos culturais de Janduís.

Para Almeida, a feira de caprinos e ovinos servirá como vitrine para o projeto, estimulando os produtores e incentivando a economia local. A data do evento ainda está sendo definida pela equipe de organização.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias