A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRN deu início, na manhã desta segunda-feira (15), à 5ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. A comarca de Monte Alegre recebeu ampla programação executada pelo Poder Judiciário e instituições parceiras que se integraram na meta de envolver a sociedade na discussão do combate a violência contra a mulher.
Segundo a juíza Fátima Soares, que está a frente da Coordenadoria da Mulher e vem atuando na comarca de Monte Alegre, a quinta edição também comemora os dez anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), e o município foi escolhido para abrir a campanha devido ao índice de casos de violência doméstica e familiar, o qual acende um sinal de alerta para o problema.
“Temos em Monte Alegre um total de mil processos em tramitação, para os quais já foram determinadas, por exemplo, as medidas protetivas”, aponta a magistrada. Um dos destaques foi a inauguração do Centro Municipal de Atenção à Mulher, unidade que realizará desde atendimentos, encaminhamentos, bem como oferecerá cursos às vítimas de agressão. O centro recebeu o nome da ex-secretária municipal de Monte Alegre, Valkiria Ubarana, representada pelo filho durante a inauguração.