Ministro Haddad descarta recessão ao comentar dados do PIB 2022

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (2) que o desafio da equipe econômica é “reverter esse quadro e promover uma curva ascendente do crescimento do PIB. Neste momento, ela está descendente”. O gestor avaliou os números do PIB do ano passado, divulgados no começo da manhã pelo IBGE. No ano, o país cresceu 2,9%, mas no quarto trimestre a atividade econômica recuou 0,2% em relação ao período imediatamente anterior.

Haddad garantiu que o governo não trabalha com a possibilidade de recessão. Em sua análise, os números do quarto trimestre evidenciam uma desaceleração da economia, reflexo dos juros elevados – a taxa básica Selic está fixada em 13,75%.

“Evidente que houve uma reação do Banco Central às atitudes do governo anterior do período eleitoral, que ensejou no aumento da taxa de juros”, comentou Haddad.

Segundo o ministro, o objetivo atual é harmonizar as políticas fiscal (a cargo da equipe econômica) com a monetária (função do BC). “As medidas que nós estamos tomando vem justamente ao encontro do desejo do Banco Central de reduzir as taxas de juros, para que a atividade econômica não sofra os efeitos da política monetária”.

Questionado sobre os preços para os combustíveis, Haddad disse que o tema está sendo tratado pelo Ministério de Minas e Energia. A intenção, ressaltou, é “encontrar alternativas para que não pese no bolso do consumidor as eventuais variações de preço internacional”.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Ensaio

As falas de FHC, Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Eunício Oliveira em defesa da separação do “joio do trigo” foram vistas como um aperitivo do

Leia Mais