Notas

Ministro do TSE aceita acusação contra Lula e Dilma por propaganda

Compartilhe:

Ministro do TSE aceita acusação contra Lula e Dilma por propagandaO ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Felix Fischer aceitou nesta quinta-feira (11) a acusação de propaganda eleitoral antecipada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e votou pelo pagamento de multa no valor de R$ 5 mil, para cada um.

O voto foi apresentado no julgamento de recurso protocolado pela oposição contra decisão do ministro auxiliar Joelson Dias que havia considerado improcedente a acusação. O julgamento, contudo, não foi concluído por um pedido de vista do ministro Fernando Gonçalves.

Os partidos DEM, PPS e PSDB se basearam nos discursos proferidos por Lula e Dilma na inauguração da barragem Setúbal, em Minas Gerais, em 19 de janeiro, ao fazerem a acusação de propaganda antecipada. A propaganda eleitoral é permitida apenas a partir de 5 de julho.

Segundo a ação, o presidente afirmou, no discurso, que é importante que o governo inaugure o “máximo de obras possível” até o fim de março para “mostrar quem foram as pessoas que ajudaram a fazer as coisas nesse país”.

O voto do ministro Joelson Dias pelo não recebimento do recurso foi acompanhado dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. Felix Fischer, por sua vez, pediu vista e apresentou nesta quinta um voto divergente.

“Até três meses antes do pleito, autoridades podem participar de inaugurações, mas não podem incutir um candidato no imaginário do eleitor. Ainda que não haja pedido explícito de voto, trata-se de propaganda disfarçada”, opinou Fischer.

Com informações do portal G1

1 comentário em "Ministro do TSE aceita acusação contra Lula e Dilma por propaganda"

    lago azul
    12/03/2010 às 08:02

    vamos ver se adivinhamos. esse processo vai ser atropelado por esses por esses ditadores. mais uma vez a corrupção e a impunidade vai sobressair contra a vontade do povo. SE LIGA AI MINISTROS, VAMOS PUNIR OS MALFEITORES TODOS, MESMO AQUELES DO GRUPO TERRORISTA O PT.

    101644

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *