MIDR conclui manutenção preventiva em estruturas do Eixo Norte do Projeto São Francisco

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) finalizou, nessa segunda-feira (6), uma série de manutenções preventivas nas estações de bombeamento e subestações do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Também foram executadas manutenções corretivas no trecho de canal localizado próximo à divisa entre os municípios pernambucanos de Salgueiro e Verdejantes.

“As manutenções que foram executadas no Eixo Norte são fundamentais para garantir a operação adequada e eficiente do empreendimento, de forma a evitar paradas desprogramadas, minimizando riscos de desabastecimento à população beneficiada pela transposição”, destaca o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Tiago Portela.

Para a realização dos serviços de manutenção, o MIDR precisou suspender provisoriamente o bombeamento do Eixo Norte. O prazo previsto de paralisação era de 20 dias, mas os serviços, que começaram no dia 30 de outubro, foram concluídos em menos de uma semana. “Todos os serviços foram realizados com êxito e antes do prazo previsto”, afirma.

Tiago Portela destaca que a paralisação no bombeamento não trouxe qualquer comprometimento ao fornecimento planejado e atualmente realizado pelo Eixo Norte do Projeto São Francisco, em virtude do grande volume de água que há nos reservatórios, garantindo a execução das entregas planejadas durante o período da manutenção.

As ações foram planejadas pela equipe técnica do MIDR e de suas empresas contratadas e são consideradas intervenções habituais e esperadas para um empreendimento deste porte.

Confira abaixo as ações que foram executadas:

I. Subestações

Substituição de isoladores da chave do barramento 230kV;

SEN01 (substituição de para-raios do ramal 6,9kV);

II. Estações de Bombeamento (EBI)

Esgotamento do Poço de Sucção para Inspeção do Motor 2 da Estação de Bombeamento I (EBI-1) (acesso com mergulhador);

Manutenção preventiva dos painéis de média tensão;

Inspeção de topografia de conduto, marcos internos e da ponte rolante da EBI-2.

Inspeção de topografia de conduto, marcos internos e da ponte rolante da EBI-3.

Manutenção mecânica na válvula das EBI’s 2 e 3

III. Trecho de canal

Substituição de 12 placas de concreto e 165 m² de manta de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) impermeabilizante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

dezembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias