Notas

Mercosul – ou vai ou racha

Compartilhe:

imagesO fortalecimento do Mercosul teria importante efeito positivo para a região, ampliando sua inserção nos fluxos do comércio mundial, principalmente como provedor imbatível de cereais, oleaginosas e proteína animal. Por outro lado, o bloco se apresenta como demandante no mercado de insumos e de investimento em infraestrutura, tendo em vista a movimentação dessa produção e de seus insumos e equipamentos, cuja fabricação se encontra distribuída pelo subcontinente.

Na eventualidade de uma rejeição a este processo de aprofundamento por parte de algum de seus membros, seria preciso avaliar alternativas. O que se deseja, porém, é o sucesso deste processo.

O Mercosul precisa avançar com novos acordos de livre comércio, em primeiro lugar com os demais países da América do Sul. Estes são importantes mercados para nossos produtos manufaturados. Estamos sofrendo pressões concorrenciais e desvios dos fluxos de comércio para a China ou mesmo para o México, país que tem acordos de livre comércio com quase todos os países da região. Os EUA também têm acordos de livre comércio com o Chile e o Peru. Em futuro próximo, existe a perspectiva de a União Europeia, que já tem tratado de livre comércio com o Chile, concluir acordos que já vem negociando com o Peru e a Colômbia. O Mercosul não pode ficar parado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *