Magistrada determina devolução do “Boneco Cidadão”

A juíza Érika de Paiva Duarte Tinôco, do Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Natal, deu um prazo de 24 horas – a contar da data da intimação – para que a Prefeitura de Natal devolva o chamado “Boneco Cidadão”, bem como a entregue o auto de infração lavrado em razão da apreensão do objeto.

De acordo com a magistrada, é fato público e notório que o “Boneco Cidadão” é apenas um instrumento de protesto que visa apontar a degradação das ruas de Natal. Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – que realizou a apreensão do Boneco – não juntou ao processo qualquer dado, técnico ou não, que justificasse a apreensão. E nem informou em que consistia o obstáculo imposto por ele que determinaria o exercício do Poder de Polícia que detém.

“Apenas para ilustração, se o argumento para a retirada do boneco for a perturbação da visualização do trânsito ou porque deprecia a paisagem ou logradouro público, caberia questionar se tal mal não está bem mais presente no próprio buraco que o boneco apontava ou até mesmo sinalizava a sua existência”, relatou a juíza Érika Tinôco.

A magistrada disse ainda que “se existe ao menos fumaça de que se estaria diante de uma censura à livre manifestação do pensamento, deve o judiciário intervir, com a finalidade de preservar este direito fundamental”. A Prefeitura de Natal tem um prazo de 30 dias para apresentar defesa e solicitar se há interesse em apresentar proposta de acordo.

3 respostas

  1. Parabéns Robson, foi o melhor informe que voce colocou até hoje nesse Blog e olhe que já tenho bastante quilometragem aqui! kkkkkkkkkk!!!!!!!

  2. Agora sim a coisa vai andar. Ouví dizer que nesse período de cerceamento de liberdade do Boneco Cidadão, o Boneco de Olinda mandou preparar mais de meia dúzia de bonecos que comporão a família cidadã que andará agora em bloco pelas principais avenidas de Natal, de preferência nos horários de pico, para facilitar a vida dos natalenses. Já pensou a família cidadã, formada por 6 bonecos caminhando pela Prudente de Morais no sentido finado Machadão > Centro entre as 7 e 8 horas da manhã e na mesma avenida, no sentido Petrópoles > finado Machadão, no horário das 17 as 18 hs. Vai ser o máximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

E o voto de Agnelo vai para…

Único deputado eleito da coligação “Coragem Pra Mudar”, Agnelo Alves (PDT) era tido, até poucos dias, como independente na próxima legislatura da Assembleia do RN.

Leia Mais