Leitor do blog condena presença de políticos no altar das igrejas. Leia com atenção

bibliaPolíticos de todo o Estado têm se aproveitado das festas religiosas na região do Seridó para conquistar o voto do eleitor usando o altar das igrejas. Principalmente, em ano que antecede uma eleição. Atento ao que se passa um leitor do blog mandou os seguintes esclarecimentos que, acredito, merece a atenção de todos:

Quero aqui prestar alguns esclarecimentos, em relação a esta festa de políticos no altar, à luz da Instrução Redemptionis Sacramentum; que foi um documento expedido pela Santa Sé ante os graves abusos litúrgicos ocorridos durante a missa, como estes relatados na presente notícia.

Irei citar o artigo do documento (Instrução Redemptionis Sacramentum) e, logo em seguida, transcreverei uma interpretação resumida do que ele quis dizer.

O Art. 78 diz, em resumo, que: Não se pode relacionar a celebração da Missa com acontecimentos políticos ou profanos, esvaziando-se seu significado autêntico (Ver nº 78 da Instrução Redemptionis Sacramentum).

O Art. 67 diz, em resumo, que: A homilia deve fundamentar-se nos mistérios da salvação e não pode ser esvaziada tratando só de política ou temas profanos (Ver nº 67 da Instrução Redemptionis Sacramentum).

O Art. 11 diz, em resumo, que: A Liturgia seja preservada de elementos de discórdia e de deformação, que causam incerteza na doutrina, dúvida, escândalo e repugnância (Ver nº 11 da Instrução Redemptionis Sacramentum).

O Art. 184 mostra a solução, ao dizer, em resumo: Que deve ser formulada uma queixa por um abuso litúrgico, ante ao Bispo diocesano e ao Ordinário competente ou ante à Santa Sé

Depois de tudo isso, poderíamos perguntar: Estaria a igreja respeitando as suas próprias normas e os seus próprios fiéis???

Leiam atentamente façam as suas próprias conclusões!

Lembro-me, ainda, da palavra de Deus, que denuncia: “Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’”! (Mateus 21,12-13).

Pra não dizerem que distorci a verdade, acessem o site do Vaticano em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documents/rc_con_ccdds_doc_20040423_redemptionis-sacramentum_po.html

Por Rashid Pires

12 respostas

  1. Bastaria um Católico consciente para fazer a denúncia à Santa Sé, conforme o Art. 184 do documento citado.

    Mas diante da notoriedade do caso, já não é mais preciso nem denunciar!

  2. Será que o povo estudou este documento?

    Ou ao menos leu?

    Só gostei mesmo do versículo:

    “Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’”! (Mateus 21,12-13).

  3. É isso mesmo politica e igreja não podem e nem devem se misturar!
    Mas a ALOPRADA que pensa em ser dona do RN ela não tem nemhum ESCRUPULOS pensa ela por ser governadora deve fazer o que quiser nos altar das igrejas do RN, aqui em Currais Novos ela queria casar e batizar, pegou CARONA até em SANTANA e prometeu que o problema da falta de àgua ela resolveria ( VILMA DE FARIAS) ela enganou até a nossa padroeira, imagine o povo! so não subiu em caicó nós aqui podemos vé a ultima novena da festa em caicó e o bispo don delson soube separar as coisas, parabens a ele.

  4. Valeu Joao Alfredo

    tambem gostei da palavra

    “Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’”! (Mateus 21,12-13).

  5. ISSO É UMA VERGONHA, MAIS INFEZLISMENTE A IGREJA ESTA DE ACORDO.
    SABER PQ SENAO OS POLITICOS NAO AJUDAM AS FESTAS DE PADROEIRAS. ISSO É O FIM DO MUNDO. TODOS ESTAO COMPROMETIDOS

  6. xerife, aconteceu um caso aqui em Caicó, não sei como a imprensa, não tomou conhecimento. Um casal daqui que convive há vários anos, inclusive , já tem netos, mais, não são casados na igreja, pois o Padre Antenor não deu a comunhão. E pq ele dá a vilma maria que é amasiada?

  7. Parabéns pelo esclarecimento Rashid!

    E realmente, os católicos, nós não conhecemos as nossas doutrinas, por isso que nós somos tão criticados.

    Temos a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica (o original, não aquele resumo que recebemos qdo vamos estudar para fazer a primeira comunhão) que deveríamos ler, e seguir… assim como nossa Constituição.

    Vamos ver no quê isso vai dar!

  8. Como reclamar ao Bispo? Eu não acredito que na Diocese de Caicó, uma das menores territorialmente no Brasil, o Senhor Bispo não tenha conhecimento daquilo que acontece sob a sua jurisdição. Acontece quê, em nome dum tal relacionamento institucional (lê-se contribuição financeira) os políticos que usam dinheiro público para as “festas religiosas” teem deitado e rolado nos templos que JESUS imaginou estarem livres dos vendelhões.

  9. Caro Rachid;
    Pelo visto o Doutor é especialista em direito canônico! Parabéns.
    Quanto aos políticos resumo meus comentários, são mercadores de promessas e buscam em qualquer palanque, ou espaço, mesmo impróprio ao mercantilismo apregoarem suas mercadorias. Entendo que quem deveria atentar para o “Redemptionis Sacramentum” seria as autoridades eclesiásticas que permitem estas heresias, sabe-se lá com quais intenções, e ainda lhes reservam as primeiras fileiras da igreja. Aqueles mercenários do poder, sequer, respeitam as Leis eleitorais que eles mesmo editam!

  10. Seu comentário está aguardando aprovação. Obrigado!
    Não vejo nada de errado Fariseus frequentarem a igreja, desde que abstenham-se de fazer discurso, ademais onde fica o direito de ir e vir? Questionamento no mínimo hipócrita, não vejo nada de mais político-fariseus frequentarem as igrejas, nada de errado. Sabe o que é errado? Usar dinheiro do povo para viajar para o exterior e levar a família junto, aí sim é desperdício de dinheiro…nosso por sinal e alguns dos senhores votaram nestes políticos infiltrados dentro de igrejas! É redundante falar da importância dos blogues, embora tem político na região do Seridó que não dê credibilade…Deixe os cristãos-batizados fazerem sua profissão de “fé” é fédemais, não perdem uma procissão, fretam helicópteros, avião e sempre chegam na hora exata…

  11. Agradeço a todos os irmãos Católicos que, através dos seus comentários, foram solidários aos esclarecimentos por mim prestados.

    Saibam que toda a minha explicação só teve um cuidado: a salvação das almas e a preservação da nossa Igreja, que é por origem Santa, vez que o fundador é Jesus Cristo.

    Peço oração de todos em favor da conversão do clero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias