Joesley Batista não foi envenenado

Dono da delação premiada que pode custar o cargo do presidente Michel Temer (PMDB) e nocauteou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o empresário Joesley Batista protagonizou nos últimos dias boatos que circularam em redes sociais e, sobretudo, no WhatsApp.

Criadas por dois notórios blogs que vivem de espalhar notícias falsas, as mentiras fabulam sobre o estado de saúde de Joesley, internado no Hospital Albert Einstein com prosaicas dores no nervo ciático desde a última quarta-feira.

A primeira delas, inventada pelo Folha do Brasil, garante que “o estado é grave” e que o delator estaria em tratamento na UTI:

A notícia falsa mistura recortes de informações publicadas em grandes veículos de comunicação à mais pura e simples ficção. É verdade, por exemplo, que a família de Joesley Batista e o empresário pediram privacidade em relação à estadia dele no hospital. Já a informação de que “o estado é grave” não passa de balela.

O trecho atribuído à Reuters, de que o empresário fora internado inconsciente e com “fortes alterações cardíacas”, nunca foi realmente publicado pela agência de notícias. O veículo informou no texto verdadeiro apenas que “Joesley está fazendo exames e sendo submetido a tratamento medicamentoso e fisioterápico”.

Já a chave de ouro da notícia falsa, de que “não está descartada a possibilidade de envenenamento”, criou a deixa perfeita para que outro blog cascateiro por natureza e convicção, o Sociedade Oculta, entrasse em ação.

O longo texto publicado pelo site completa a teoria criada pelo Folha do Brasil e inventa o resultado dos supostos “laudos médicos”: envenenamento por chumbinho.

VEJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias