Investimento em inovação tornam negócios mais competitivos

Pensar a fruticultura de modo a acompanhar as mudanças de hábitos do mercado consumidor deve ser ideal perseguido por produtores de frutas. Aplicar práticas convencionais já não é suficiente. Utilizar técnicas, produtos e serviços inovadores é a alternativa para que fruticultores assegurem competitividade aos seus negócios, alertam especialistas presentes ao II Simpósio Potiguar de Fruticultura, realizado em Mossoró.

De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ricardo Elesbão, que ao lado de outros pesquisadores ministrou palestra “Gestão e inovação na fruticultura”, apesar de muitos produtos e serviços inovadores presentes no mercado, inovar não implica, exatamente, em altos custos ou mesmo aplicação de tecnologia.

Medidas como a valorização de produtos regionais ou o resgate de práticas tradicionais de produção, por exemplo, tendem a elevar a competitividade e gerar renda. Nesse contexto, o apoio de instituições como o Sebrae no Rio Grande do Norte são determinantes, com a oferta de suporte técnico, destaca o pesquisador. “O Sebrae tem papel crucial na orientação dos produtores. Com o apoio técnico e repasse de conhecimento é possível melhor direcionar ações nesse sentido, e implantar medidas que melhorem os negócios”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias