Candidato a reeleição, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) perdeu, ontem (12), um minuto e seis segundos no guia eleitoral por determinação do juiz auxiliar da propaganda junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Ivan lira de Carvalho.
Na propaganda do rádio veiculada no dia 6 de setembro, pela manhã e à tarde, o ex-prefeito de Santa Cruz e candidato a deputado estadual Luiz Antônio Farias (PSB), conhecido como Tomba (foto), usou todo espaço a ele destinado para enaltecer Iberê e pedir votos para o governador.
O magistrado entendeu que houve invasão do guia da proporcional pela campanha majoritária. A assessoria jurídica da coligação A Força da União, coligação da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que impetrou a representação, trabalha para o cumprimento desse corte ainda hoje.
Tomba disse: “Se há uma coisa que não podemos fazer é errar no voto para governador” e seguiu “Por isso, no dia 3 de outubro vote Iberê, vote 40, o melhor governador”. O fato, no entendimento do juiz Ivan Lira e do Ministério Público Eleitoral, configura propaganda irregular, vedada pela Resolução 23.191/09-TSE, no artigo 43. A assessoria jurídica da coligação Vitória do Povo chegou a argumentar que a referida propaganda não tinha relevância.
A Lei Eleitoral, que também dispõe sobre a propaganda gratuita no rádio e na televisão, diz que é proibido aos partidos e coligações incluir no horário destinado aos candidatos às eleições proporcionais propaganda das candidaturas a eleições majoritárias, ou vice-versa, ressalvada a utilização, durante a exibição do programa, de legendas com referência aos candidatos majoritários, ou, ao fundo, de cartazes ou fotografias desses candidatos.
Do Diário de Natal
Uma resposta
éééé, eu entendo porque! Tomba na realidade quer a derrota de iberé, a mulher dele é presidente do DEM, e vai ser candidata a prefeita de Santa Cruz ,contra o filho de iberé!! sim!!! e zé agripino não foi a snata cruz quando a rosa esteve lá , para não da na vista que ele é o unico voto de tomba para o senado