Há uma semana fechada, Esplanada não tem previsão de abertura

A Esplanada dos Ministérios segue bloqueada para veículos nesta segunda-feira (7/11), completando uma semana de interdição. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ainda não há previsão de abertura.

A SSP justifica o bloqueio como “medida preventiva” para evitar protestos com caminhões na área. Os veículos não podem acessar as vias N1 e S1, a partir da Catedral até a Via L4, na altura do Grupamento do Corpo de Bombeiros. O acesso à Praça dos Três Poderes está restrito a pedestres e veículos a partir da Avenida José Sarney até a via L4.

O fechamento ocorreu quando caminhoneiros mobilizaram-se em diferentes estradas do país. Na capital, houve preocupação de que eles ocupassem a Esplanada, como em setembro de 2021. Na ocasião, manifestantes bolsonaristas furaram o bloqueio policial e a segurança teve dificuldades em negociar a retirada dos veículos, que ficaram três dias no local.

Há, no entanto, um novo ato bolsonarista, que teve início após a vitória de Lula (PT). A concentração em Brasília está sendo realizada em frente ao Quartel General do Exército. Os protestantes pedem uma “intervenção federal”, criticam o Nordeste e comemoram notícias falsas sobre fraude nas urnas. O local fica a mais de 6 km de distância do ponto de bloqueio da Esplanada dos Ministérios.

A SSP destaca, em nota, que “toda área central é monitorada pela segurança pública, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência”, e que o local só será liberado após nova avaliação da equipe técnica. Não há prazo para que essa avaliação seja feita.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

Podem me prender!

“Se for pra me prender para garantir os salários atrasados de 100 mil servidores do Rio Grande do Norte podem me processar, mas não vou deixar

Leia Mais