A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (RN) (Semdes), vai atuar durante todos os dias do Carnaval numa operação integrada de enfrentamento às aglomerações na capital, cumprindo o Decreto Municipal de prevenção e combate ao Coronavírus. Para isso, o Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) colocará em andamento um plano de ação com reforço de viaturas de patrulhamento e guardas municipais já a partir da noite desta sexta-feira (12).

O direcionamento das guarnições é o de atender chamados de denúncias e de patrulhar as principais áreas onde estão situados bares, restaurantes, casas de show e orla da cidade. Além da GMN, as ações vão mobilizar agentes da Defesa Civil Municipal, da Semurb, Semsur, Procon, STTU e SMS. O plano é articular ações de fiscalização compreendendo as quatro zonas administrativas da capital.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, adiantou que cada dia do Carnaval deve contar com cerca de 100 agentes atuando diretamente nas equipes de fiscalização com propósito de combater, principalmente realizações de festas públicas ou em área de privada de acesso público. Outro ponto lembrado pela secretária é que bares e restaurantes também terão fiscalizados os protocolos sanitários determinados pela Prefeitura, como uso de máscaras, distanciamento entre mesas, aferição da temperatura, uso do álcool gel, entre outros.

“A determinação do prefeito Álvaro Dias é de intensificar as fiscalizações que têm o objetivo de proteção da população de Natal. Trabalharemos em conjunto para abranger ações em toda a cidade, garantido que os decretos sejam respeitados. Adiantamos que as desobediências serão punidas na forma da lei com interdição, multa e outras penalidades legais previstas”, alertou a secretária Sheila Freitas.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, explicou que o Subcomando de Segurança da corporação vai contar com guardas municipais de serviço extra, ampliando dessa forma o número de agentes aptos a patrulhar e apoiar medidas de fiscalização durante o período carnavalesco. Serão utilizados guardas municipais dos grupamentos operacionais da instituição, como os da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ação Ambiental (Gaam), Ação Patrimonial (Gapa), Proteção Escolar (Rope) e da Ronda Saúde (RondaS).

As áreas monitoradas pelo sistema de câmeras de segurança do município, gerenciado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Semdes e pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), como também as do Centro Integrado em Operações em Segurança Pública (Ciosp) se manterá com agentes atentos as imagens captadas nas áreas de circulação de pessoas e qualquer atividade irregular será repassada para as viaturas de área.

Qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190, que as guarnições operacionais da Guarda Municipal ou da Polícia Militar serão informadas e encaminhadas para atender à solicitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *