Gravidade da seca é destaque em plenário da Assembleia

Os diversos problemas dos agricultores e dos municípios do RN diante do agravamento da seca foi o destaque no pronunciamento hoje (22) do deputado George Soares (PR), aparteado por vários colegas. Dívidas, morte do rebanho e a escassez de recursos, entre outras conseqüências que vem tornando a situação dos produtores cada vez mais graves, foram citados pelo parlamentar.

George Soares embasou seu discurso em recente artigo do economista assuense Antônio de Paula Batista e ao final apresentou ao governo sugestões para minimizar os problemas, como a recuperação de poços nas diversas regiões; a disponibilização de crédito emergencial; a assistência rural e o reforço na oferta hídrica do Estado. “Sem estrutura e tecnologia adequada para dar aceleração aos recursos destinados aos sobreviventes do homem do campo sua situação fica difícil”, alertou o parlamentar.

O deputado enfatizou que os governos federal e do RN precisam avançar nas medidas e sugeriu, entre outras ações, a distribuição de farelo de soja aos criadores para alimento do rebanho, por seu baixo custo e alto valor protéico, já proposto em requerimento de sua autoria. George também deu entrada em requerimento propondo a instalação da Tarifa Verde, de redução dos custos de energia. O serviço já funciona no RN, mas ele sugere ampliação do horário, estendendo o benefício para horários alternativos.

Os colegas Tomba Farias (PSB), Márcia Maia (PSB) e Hermano Morais (PMDB) endossaram a necessidade de medidas mais concretas e ágeis a fim de amenizar a gravidade do problema. Márcia Maia lembrou que 80% das cidades potiguares estão no semi-árido e precisam de apoio: “Grande parte das famílias está na situação de pobreza e miséria e o governo precisa executar políticas sérias de enfrentamento aos efeitos da seca”, disse.

Tomba afirmou que vários municípios sofrem com a falta dágua, chegando a passar até duas semanas sem abastecimento: “Está na hora do governo olhar para os pequenos municípios e ajudar as cidades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

julho 2022
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Categorias

É namoro ou amizade?

Lara, a Papagaia-Repórter do Blog do Xerife da cidade esteve disfarçada na feijoada da amizade promovida neste sábado, dia 7 de fevereiro, em Natal, pelo

Leia Mais