Governo promete convocar concursos como forma de resolver carências de médicos no Hospital Regional

A carência de médicos no plantão da urgência do Hospital Regional de Caicó foi o assunto principal da audiência que a secretária-adjunta de Saúde do RN, Dorinha Burlamaqui teve em Caicó. Dorinha estava acompanhada do deputado estadual Vivaldo Costa e se reuniu com a equipe de diretores do hospital, Nildson Dantas, José da Noite, Sandra Costa e Jalmir Simões, além da gerente da 4ª Ursap, Verônica Alcântara e da secretária de saúde de Caicó, Lúcia Batista. De acordo com Dorinha, apesar do pouco tempo da instalação do processo de estadualização do Regional, já é possível encontrar mudanças na prestação de serviço, mas que o principal problema continua sendo a carência de profissionais médicos, principalmente na escala do plantão na urgência.

“A nossa dificuldade continua sendo a escala médica, não só em Caicó, mas em todo o Brasil. Nós tivemos uma reunião esta semana com o Tribunal de Contas, pedindo orientação sobre de que forma podemos convocar, o mais rápido possível, recursos humanos, como enfermeiros, auxiliares e médicos, para compor a escala de vários hospitais, inclusive o de Caicó. O TCE vai nos dar um respaldo para convocarmos esses profissionais”, explicou Dorinha.

O diretor-geral do Hospital Regional, Nildson Dantas para atender a demanda do hospital seriam necessários a convocação de, pelo menos, 18 profissionais, aprovados em recentes concursos, para ter condições de oferecer um plantão de urgência e emergência, com dois médicos diariamente. “Quando a gente coloca UTI, a parte de anestesista, a urgência e emergência nossa necessidade chega a ser de 18 médicos, além dos que já temos”, explicou Nildson.

Por Marcos Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias