Governo expande sistema de leitura d’agua on line para Caicó e Currais Novos

A leitura em tempo real dos hidrômetros começou a ser feita nas cidades de Caicó e Currais Novos. O novo sistema permite que o leiturista, munido com o computador manual, faça a leitura em tempo real dos dados dos hidrômetros. As informações chegam simultaneamente à central de dados para o processamento das contas de água. O sistema já está implantado nas cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim.

As vantagens do sistema são de agilização de dados, eliminação de erros na coleta e um serviço de melhor qualidade oferecido aos clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). É possível fazer a leitura em tempo real porque a Caern instalou o Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN), software livre que é provido pelo Ministério das Cidades. O leiturista recebe em computador de mão, a programação das residências que deverão ser visitadas. À medida que chega ao local de sua responsabilidade, ele vai inserindo os dados de consumo do hidrômetro. O GSAN armazena todos os dados para emissão das contas de água.

O desenvolvimento do software GSAN integra o Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS) que realiza um conjunto de atividades de assistência técnica aos governos federal, estaduais e Municipais, e aos Prestadores de Serviços e Agências Reguladoras. O objetivo principal do Programa é induzir e viabilizar a reforma do setor de saneamento brasileiro, contribuindo para a melhoria da eficiência e dá sustentabilidade dos serviços

A Caern foi uma das primeiras empresas a acreditar no projeto do GSAN, dentro da política de modernização da gestão. Com o uso do software, a empresa pretende aumentar seu desempenho oferecendo mais segurança e comodidade aos seus clientes.

O novo sistema acaba com reclamações por excesso de consumo, pois detecta de imediato quaisquer alterações na média de consumo, alertando o leiturista da Caern sobre o problema. Em caso de leitura muito superior à média, para o cliente, o sistema não emite a conta, gerando imediatamente um registro de atendimento (RA) e, em seguida, uma ordem de serviço habilitando uma outra equipe para verificar se existem vazamentos ou outro problema pontual. Em seguida, um comunicado será enviado ao cliente, informando que a conta está retida para análise, sendo remetida posteriormente, com a data do vencimento prorrogada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Categorias