
Vinte dos atuais 27 governadores tentarão neste domingo um segundo mandato consecutivo.
Ao menos nove deles são favoritos e podem vencer já no 1º turno: é o caso de Mato Grosso, onde Mauro Mendes (União Brasil) tem a dianteira, ou no Pará, onde as pesquisas indicam Helder Barbalho com mais de 70% das intenções de voto.
No sul, Ratinho Jr. (PSD) pode liquidar a fatura neste domingo, e Renato Casagrande (PSB) deve ser eleito para um quarto mandato no Espírito Santo. Em Brasília (DF), Ibaneis Rocha (MDB) também é favorito sobre Leandro Grass (PV).
Em outros estados, a situação é um pouco mais embolada: em São Paulo, Rodrigo Garcia, vice de João Doria desde 2018, busca levar o PSDB ao segundo turno e, quem sabe, ao oitavo mandato seguido no estado.
Ele está atrás de Fernando Haddad (PT) e empatado com Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) segundo as principais pesquisas de intenção devoto; em Roraima, Antônio Denarium (PP) conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, mas isso não foi suficiente para descolá-lo na dianteira contra Teresa Surita, cinco vezes prefeita de Boa Vista.
O Antagonista