A governadora Wilma de recebe a imprensa para um café da manhã às 8h desta quarta-feira (26) no restaurante Mangai para expor detalhes da 1ª Feira Itinerante de Artesanato, que terá abertura oficial nesta quinta-feira (27), às 19h, no espaço Presépio de Natal, em Candelária. Essa é a primeira edição do projeto, que contará com a realização de 12 feiras itinerantes em todas as regiões do Rio Grande do Norte até abril de 2010.
A 1ª Feira do Artesanato Potiguar “A beleza da terra na arte da gente” vai reunir artesãos de todo o Estado. A feira vai de quinta a domingo (29), das 16h às 22h. A Sethas e a Fundação Cultural José Augusto são parceiras na iniciativa.
De acordo com o secretário de Acao Social, Fabian Saraiva, o Governo do Estado tem feito do artesanato uma alternativa para geração de emprego e renda em tempos de crise. É pensando assim, que o governo está investindo mais de R$ 1 milhão na realização de feiras, cursos de qualificação e encontros técnicos.
Para este evento, o secretário espera uma grande participação popular, levando em consideração o público participante no evento realizado no mês de março deste ano. “Por causa desse público, voltamos a utilizar o Presépio de Natal para mesclar o artesanato com a cultura potiguar. Na última feira, mais de três mil pessoas compareceram ao evento e os artesãos do Estado conseguiram comercializar muito mais do que em feiras de grande porte, como a Fiart e a Brasil Mostra Brasil”, disse.
Para o secretário, a feira é uma excelente oportunidade para que os talentos do Rio Grande do Norte possam ser conhecidos, além de abrir espaço para a comercialização dos produtos regionais. “O grande dilema do artesão é mercado. Por isso, nós estamos trabalhando de todas as formas para gerar mais oportunidades de comercialização para eles. Além disso, estaremos mostrando para todos os potiguares a beleza e qualidade da nossa arte, que muitas vezes é confundida com a de outros estados”, enfatiza.
A feira contará com a presença de mais de 130 artesãos, que terão a oportunidade de expor 13 tipologias diferentes envolvendo o melhor do artesanato do Rio Grande do Norte.
Além disso, a mostra vai homenagear nomes importantes como o mestre João Gregório da Rocha, e o folclorista Deífilo Gurgel. A programação cultural terá a participação de grupos folclóricos e culturais de xaxado, boi de reis, mamulengueiros e shows de artistas como Galvão Filho, Amazan, Elino Julião Filho e Uskaravelhos.
Uma resposta
ou diaba feia!!!!!!!!!!!!!