Governadora conclama Câmara e Senado para se unirem em torno da reforma do Pacto Federativo

rosalba sosRepresentantes das três esferas de poder se reuniram hoje (21), na sede do Clube América, em Natal, para discutir a atual crise financeira vivenciada pelas prefeituras potiguares e também pelo Governo do Estado, situação agravada pela diminuição dos repasses dos recursos da União.

A convite da Assembleia Legislativa, idealizadora do evento, a governadora Rosalba Ciarlini participou do evento intitulado SOS Municípios e falou sobre o atual cenário das finanças estaduais.”Estados e municípios estão tendo a cada mês quedas no repasse do FPE. Fazemos uma programação e quando chega o fim do mês, temos que modificá-la. Só em outubro, o Rio Grande do Norte deixou de receber R$ 52 milhões e, consequentemente e proporcionalmente, os municípios também tiveram desfalque, pois é com esses recursos que conseguimos manter os serviços, o custeio e o pagamento do pessoal”, enfatizou.

Rosalba Ciarlini também falou sobre a importância das presenças dos presidentes da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, no encontro e aproveitou para reforçar em sua fala: “Os municípios estão dando um grito de socorro. Conheço essa realidade e não podemos mais aceitar isso. O Governo Federal fica com 70% do fundo de participação e apenas 30% são direcionados aos estados e municípios. É necessário rever o pacto federativo e a liderança dos presidentes da Câmara e do Senado fará a diferença. Vamos sensibilizar e mobilizar o Governo Federal para uma distribuição mais justa dos recursos brasileiros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

julho 2022
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Categorias