Governador realiza abertura oficial da 21ª Feira Internacional de Artesanato

robinson_fiart

O governador Robinson Faria realizou a abertura oficial da 21ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece no Centro de Convenções de Natal, até o dia 31 deste mês. O evento conta 385 estandes, do quais 285 são de artesãos potiguares. “O nosso governo segurou nas mãos do artesão. E isso está demonstrado em números. Para o próximo ano, esperamos expandir ainda mais o evento e termos mais resultados positivos para apresentar aqui”, afirmou o governador, após ouvir um balanço feito pela titular da Secretaria do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Julianne Faria.

A Sethas, através do Programa Estadual de Artesanato (Proart), desenvolve ações que propiciam a valorização, garante a divulgação e facilitam a comercialização dos trabalhos realizados por artesãos potiguares, sejam eles independentes ou vinculados a associações, cooperativas e grupos de produções. “É importante destacar nossa parceria com a Fiart, que está ainda mais fortalecida nesta edição. Neste ano, nós temos a alegria de comemorar a duplicação do número de potiguares em relação a 2015. E comparando com 2014, a diferença é ainda maior: praticamente triplicamos”, salientou Julianne.

A secretária ainda falou do apoio dado ao artesanato durante todo o ano. Só em 2015, afirmou a secretária, foram beneficiados com um programa de microcrédito celebrado entre a secretaria e a Agência de Fomento do RN (AGN) 1.350 artesãos, o que totalizou um investimento estimado em R$ 5 milhões. Além disso, foram realizadas cerca de 150 feiras, o que beneficia mais de 1 mil artesãos. Entre os projetos do governo para o segmento, ainda tem a instalação de sete centrais de comercialização do artesanato espalhadas pelo estado e a implantação da Escola do Artesão no Papódromo, no Centro administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

Categorias