Durante agenda neste sábado (19), Robinson Faria assinou termos que garantem importantes investimentos para o desenvolvimento do município de Areia Branca, bem como para cidades vizinhas.
Na ocasião, ele assinou o termo do contrato de comodato da Central do Cidadão entre a Prefeitura e o Governo do Estado, a Ordem de Serviço para as obras de conclusão do esgotamento sanitário do mesmo município e termos de cooperação técnica dos programas habitacionais do Governo Estadual junto aos contemplados.
“Estamos construindo uma parceria com essas cidades. Essas ações que têm início hoje mexem com o sonho de muitas pessoas. Todos ganham com esses investimentos, a população e o Governo, mesmo diante de um momento difícil da economia do Brasil e do Estado. Isso representa desenvolvimento, geração de oportunidades e alívio para a população”, detalhou o governador.
“Hoje temos muito a comemorar e nossa parceria, da prefeitura com o Governo, vai seguir firme e forte, construindo um futuro melhor para toda a população de Areia Branca. Estamos tratando de expectativas e sonhos da cidade que vão viabilizar uma série de melhorias para a nossa região”, destacou Iraneide Rebouças, prefeita de Areia Branca.
Nova Central do Cidadão
A população de Areia Branca em breve passará a contar com uma Central do Cidadão que ofertará serviços de emissão de CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, CAERN, SET, IPERN, TER, Junta Militar e Procon. Uma comodidade para a população, que não precisará mais se deslocar para acessar estes serviços. A assinatura garantiu a cessão, pela prefeitura, de um prédio, localizado no Centro da cidade, na esquina das ruas Fortaleza e Nordeste. Também ficará a cargo da gestão municipal os equipamentos e pessoal. Em contrapartida, sem custos para o Governo, o Estado, por meio da Sethas, entrará com os serviços e logística.
O local oferecerá à população todos os serviços essenciais do Estado, de forma integrada em um único espaço de fácil acesso. Com previsão de inauguração dentro de 60 dias, a iniciativa beneficiará, além de Areia Branca, municípios vizinhos que não dispõem de Centrais, como Grossos, Tibau, Serra do Mel e Porto do Mangue.
A Central do Cidadão já está presente em 19 municípios, totalizando 22 unidades, que realizam cerca de 4 milhões de atendimentos.
Saneamento de Areia Branca
Com investimento de mais de R$ 1 milhão, via recursos próprios da Caern, o Governo do RN coloca um fim a uma espera de 12 anos da população de Areia Branca: o esgotamento sanitário da cidade.
Com previsão de duração de oito meses, a obra beneficiará cerca de 7 mil pessoas sendo essencial para o desenvolvimento econômico do município, para a qualidade de vida dos habitantes bem como indispensável para a preservação do meio ambiente.
Programas habitacionais: quase 17 milhões em investimentos
Robinson Faria assinou, ainda, o Termo de Cooperação Técnica dos Programas Habitacionais para beneficiar oito municípios: Areia Branca, Carnaubais, Galinhos, Grossos, Tibau, Itajá, Fernando Pedroza e Japi.
O investimento total é de R$ 16,6 milhões, via recursos federais sob gestão estadual, e contemplará a entrega de 263 unidades habitacionais, dos programas Moradia Cidadã e Pró-Moradia, e 1320 Cartões-Reforma.
Além disso, o Termo contemplou a regularização fundiária de 1500 imóveis, que devem ser legalizados até o final deste ano, nos municípios de Areia Branca, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Itajá e Tibau.
Sobre a importância das ações de teor habitacional, o Diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), João Ronaldo afirmou: “Essas ações garantem a diminuição do déficit habitacional e se configuram como uma das iniciativas mais importantes para garantir o desenvolvimento humano e agrário”.