Notas

Fux vota contra o marco temporal, e STF forma maioria para invalidar tese

Compartilhe:
Fux vota contra o marco temporal, e STF forma maioria para invalidar tese

Com o voto do ministro Luiz Fux, o Supremo Tribunal Federal (STF), formou maioria para invalidar a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas nesta quinta-feira (21).

Até o momento, votaram contra o marco temporal:

  • o relator, ministro Edson Fachin,
  • Alexandre de Moraes,
  • Cristiano Zanin;
  • Dias Toffoli;
  • Luiz Fux;
  • e Luís Roberto Barroso

Votaram a favor:

  • André Mendonça;
  • e Kassio Nunes Marques.

O marco temporal é uma tese defendida por ruralistas, estabelecendo que a demarcação de uma terra indígena só pode ocorrer se for comprovado que os povos estavam sobre o espaço requerido em 5 de outubro de 1988 – quando a Constituição atual foi promulgada.

A exceção é quando houver um conflito efetivo sobre a posse da terra em discussão, com circunstâncias de fato ou “controvérsia possessória judicializada”, no passado e que persistisse até 5 de outubro de 1988.

O caso em discussão no STF tem relevância, porque, com a decisão, o entendimento vale para todos os casos de demarcação de terras indígenas que estejam sendo discutidos na Justiça.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *