O 7 (sete) que já foi 4 (quatro) e agora é 8 (oito). Matematicamente não é como tomar o seis por meia dúzia, mas como inverter ou trocar os valores. Aqui, de fato, a ordem dos fatores altera sim o produto. É como se o valor dado ao número 7 (sete) não existisse, porque se optou antes pelo quatro e depois pelo 8 (oito). Minha gente, onde está o 7(sete)? Procura-se o 7 (sete) de setembro assustadoramente. Onde ele está? Como diz a letra da marchinha, de um antigo frevinho: “O gato comeu, o gato comeu e ninguém viu, o gato fugiu, o gato fugiu…”
A situação cultural na cidade de Florânia está do jeitinho que se disse acima; perde-se tudo, até o 7 (sete) de setembro. E há os que se perdem junto com ele. Comenta-se assim não por acaso ou por despropósito, mas por justiça e por honestidade. Não foi justo como organizaram primeiro o quatro de setembro quando fizeram uma reunião sem decidir os detalhes e, como se não bastasse, “determinaram” sem critério algum os temas que iriam ser trabalhados por cada Escola, depois o horário de saída, marcado negativamente para as 15h em que o sol exerce um forte calor, considerando um bom número de crianças expostas a toda sorte de doenças, haja vista o surto mundial de gripe “influenza H1N1”, próprias desse período. A “determinação” do horário não foi feliz. Mas, tem que ser como e quando eles quiserem. Da mesma forma, o itinerário (trajeto ou percurso) foi outra novela, uma verdadeira loucura, tendo que se estender pelas ruas onde moram os políticos da atual administração em sacrifício de pobres crianças, submetidas a um longo percurso debaixo de um sol escaldante. Quanta intolerância! Quanta insensibilidade!
E quando o evento já estava caminhando para sua realização, de repente surgiu uma inesperada notícia para as escolas, a de que o Sr. Prefeito não poderia estar presente no possível dia 4(quatro) de setembro para o desfile, tendo que adiar sem razão o evento. Tal justificativa para a causa do adiamento caiu como uma bomba nas escolas, uma vez que todas já estavam se preparando com entusiasmo para o dia 4(quatro) de setembro. Isso não só entristeceu o 4(quatro), mas também a todos, inclusive pais de alunos, alunos, direção de escolas e professores das escolas públicas e privadas. Alguém ficou muito alegre, com o adiamento cheio de desconfiança, por boa parte da população, em relação à data da marcha do dia da Proclamação da nossa “independência”. Quem se alegrou afinal foi o dia 7(sete) de setembro que, todo animadinho, já se ajeitava para ser escolhido. Quando maliciosamente ou, no mínimo, equivocados optaram pelo 8(oito) sem razão alguma, excluindo propositalmente a sensibilidade, a importância, a tradição, a simbologia, a perfeição do dia 7 de setembro em que se comemora nas várias partes do Brasil, o dia da nossa “independência”. Diga-se de passagem, uma “independência” meio que forjada, pois não havia “independência” coisa nenhuma. Tudo é tão romântico, às vezes a história é assim mesmo. “A tradição romântica consagrou D. Pedro I como o grande arquiteto de nossa emancipação. Na verdade, para além de sua contribuição individual, ele foi o representante de forças políticas e econômicas que, para continuar a se expandir, precisavam libertar-se do domínio português”(Cf. PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática. 2001. p. 269). No entanto, assim se fez e a história caminhou a passos largos ao ponto de ainda hoje se cogitar dessa possível independência.
Todavia, voltemos não mais ao quatro, quase ao sete, mas ao oito. A história não termina. Por incrível que pareça, ainda fizeram o favor de mandar uma relação já “determinada” de cima pra baixo para as escolas com a ordem de sequência de cada uma delas sem saberem o critério de estarem naquela injusta ordem. Até agora não se sabe, por coincidência ou não, o que estimulou a secretaria de educação de nosso município a estabelecer tudo sem combinar, sem dialogar, sem consultar e sem entrar em nenhum consenso com escola alguma para a realização da Marcha prol 4(quatro) de setembro, já triste e frustrado, o possível 7(sete), desiludido e envergonhado, mas o realizado 8(oito), feliz e desconfiado.
É, minha gente, assim como o 4(quatro) de setembro continua frustrado, o 7(sete) de setembro envergonhado e o 8(oito) de setembro desconfiado, da mesma forma estão muitos, muitos daqueles que dão a vida por uma educação pública participativa, democrática e solidária neste município, pois os valores são voltados para interesses escusos, ocultos e particulares em detrimento do coletivo, desprezando transparência e zelo na administração pública, sobretudo no que se refere às prioridades orientadas para o bem-estar da população e dos que fazem e refazem a Educação e a Cultura.
Falando sério, como até agora ainda não encontraram o 7(sete) de setembro(perdido por aí como muitos), que tal retomar a idade da Proclamação da nossa Independência? Para aqueles que esqueceram o dia, façam o favor de lembrarem os anos. De 1822 para cá, são 187 anos de “Independência”.
Por Jackislandy Meira de Medeiros Silva, Professor e Filósofo.



na minha opiniao voce nao devia mais postar noticias desse prefeito. Ele nao tem o senso do ridiculo, se pelo menos ele aprendesse com os erros… mas ta dificil, pois os gênios criavam, os inteligentes copiavam e os burross… nunca hão de aprender!!
os eleitores infelizmente escolheram errado, mas por outro lado nao se tinha a possibilidade de ler o futuro, porem nao se trata de um cargo vitalicio, proximas eleicoes virão, e com isso a lembranca do povo.
Espero voce na proxima eleicao prefeito desastrado!!!!!
Amigos! nada mais é surpresa para todos nós floraniense…com este péssimo prefeito… o mesmo já faz de tudo em sua gestão… em apenas 08 meses…”parabéns’! SALOMAL…
Quem é bem informado e acompanha o D.O.U pode analisar e procurar qual foi a última vez que houve alguma ação da PMF,acredito que faz uns 2 meses.Uma pouca vergonha ainda bem que tenho minha consciência tranquila de não ter votado nesse larápio!
Prefeito de flores transferiu o desfile do dia 07 de setembro por motivo que o mesmo e sua equipe estava no carnaxelita…
Xerife! deste prefeito todos nós floraniense não esperamos mais nada de bom…”ver se pode tranferir uma data” importante 07 de setembro para ser comemorado no dia 08 por mitivos particulares…
Esse aí é o ex padre e quase pastor alemão que enganou até a Deus.
eles não comvocaram nem a policia militar para desfilar…….
o Prefeito está é de PARABÉNS….
se ja gestao passa esqueseram
no dia ta muito e bom
parabéns prefeito por essa iniciativa pois o prefeito dos derrotado passou quatro anos e não levantou nem a bandeira. isso siguinifica que a gestão do prefeito atual estar indo de vento em popa que na linguagem moderna é mara. Esse invejoso Jack_Platão do mundo das Ideias só sabe fazer isso falar dos outros mas trabalhar que é bom não sabe, fique na sua forasteiro indeciso a melhor coisa qe vc faz é ir embora de Florânia pois todo mundo lhe odeia Maiorrrr é Jesusss
Tinha que ser o quase “pastor” que quase arruinou a Paróquia de São Sebatião.
Pelo que sei de Jackis, não iria contar essa história sem fundamento. Fala a verdade, é resposável em seu trabalho como professor, um excelente profissional. A igreja católica foi quem o perdeu e não o contrário. Por sinal, a Assembléia de Deus em Florânia está muito honrada com os seus serviços. E mais: só Deus conhece os corações. Deus sonda os rins e os corações, como afirma o livro dos salmos.
Olhe, tenho que defender meu amigo jackis, além de ser uma pessoa servidora e espiritual, é alguém muito especial não só em Florânia, mas em outras cidades por onde passou. Também muito inteligente. Um professor nota 10 na Escola Estadual Teônia Amaral, onde é o meu professor. Todos deviam ouvi-lo mais, invlusive os seus textos. Xerife, esse texto é pura realidade, só que muitos babões da prefeitura se sentem magoados com a verdade.
Xerife, sou aluno da Escola pública aqui de Florânia, mas nunca vi um desfile tão desorganizado como o desse ano. As coisas vinha a conteceno sem agente saber de nada. Homi tá uma vergonha. esse desfile no dia 8 é muito ruim. Parabéns pelo texto, Jackis. muito bom. é tudo verdade.
Que coisa! Como o zé povinho da situação que não administra nada fica incomodada. Devia fiscalizar o prefeito de vocês, ora essa. Vocês são uns sanguessugas, uns aproveitadores. Basta olhar a equipe do atual prefeito. Só tem sanguessuga, nenhum quer saber como tá o povo, que sofre, passa fome e tá desempregado. ui, ai, ui ai, ui ai
XERIFE! O NOSSO DESFILE EM FLORANIA FOI MT DESORGANIZADO SEM CARRO DE SOM… OUTRA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUITO ESTRESSADA FICAVA O TEMPO TODO GRITANDO NO MEIO DO POVO… SEM POSTURA E SEM EDUCAÇÃO… SIM O PREFEITO SALOMAL AINDA ESTAVA RESSACADO DO CARNAXELITA… PODE.
É lógico que o dia 7 não vai ficar chateado com o dia 8, não sei como alguém que se diz tão inteligente perde tempo escrevendo tanta besteira, o importante é que o desfile vai acontecer!!!!
Jakcis chegou em Florânia para ser padre em poucos meses quase faliu a paróquia, abandonou a igreja e casou passou apoiar Dr titi, titi perdeu, depois passou a apoiar Flávio, flávio perdeu, agora foi para Assembléia de Deus, dizem que a assembéia já não tem mas a mesma paz, este rapaz muda mas de idéia que de roupa…
Como é?
A igreja católica perdeu?
A igreja católica ganhou e muito, com a saída dele, pois Pe Carlos levantou o dízimo em 1000%, reformou o monte de nossa senhora das graças, a casa paroquial, comprou o sistema de som para a igreja, está começando a reforma da igreja do santíssimo, além de ser um grande pai espiritual dos floranienses. Agora “um amigo” vem dizer que a igreja católica perdeu você tá de brincadeira!!!
Você está redondamente enganado, Rodrigo. Jackis foi um ótimo padre. E hoje uma grande pessoa. Reveja seus conceitos ninguém mede o que uma pessoa é pelo dinhiro, pelo dízimo, ou qualquer outra coisa, mas pelo caráter, pela ética e pela coragem de mudar. Vontade de ser feliz.