Financial Times comenta sentença de Moro: “impressionante”

lula mão na caraO jornal britânico Financial Times publicou, em seu site, uma análise da sentença de Sérgio Moro condenando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão.

A publicação afirma que a decisão é a mais recente medida de uma limpeza necessária, mas paralisante.

O FT elogia amplamente a operação Lava Jato, que expôs a corrupção da classe política brasileira com imparcialidade e apartidarismo do Judiciário.

A limpeza, no entanto, apesar de necessária, tem o efeito de um nocaute: uma das consequências das investigações é de que toda a classe política está desacreditada.

Lula é o maior exemplo: há sete anos, era o líder mais popular do Brasil, tinha projetado o país no exterior ao erradicar grande parte da pobreza, era considerado um forte candidato às eleições de 2018.

Agora, o cenário para a próxima eleição não poderia estar mais em aberto.

O atual presidente e um terço do Congresso estão implicados em denúncias. Cada acordo leva a novas e mais amplas delações.

Além disso, a amplitude das investigações e a incerteza política têm inibido os investimentos, o que dificulta a retomada econômica do país.

A opinião do jornal, no entanto, é de que sem a Lava Jato o preço a ser pago seria ainda mais alto. Eles citam como exemplo a Venezuela, que vive uma situação caótica devido a fraudes de corrupção que foram acobertadas.

A condenação de Lula, para o jornal, representa um ponto significativo da limpeza que está sendo feita no país, mas ela precisa ser mais profunda e levar a uma reforma no sistema eleitoral.

Segundo o Financial Times, a máquina eleitoral brasileira está na raiz dos esquemas de corrupção. Quem quer que seja o próximo presidente, o jornal conclui, terá a tarefa de fazer essa reforma e resgatar a confiança dos brasileiros na política.

EXAME

5 respostas

  1. 13/07/2017 às 16:29
    Parabéns a corte brasileira, pela limpeza na corrupção com a condenação de Lula. Lula dizia que corte brasileira era fraca e só tinha covardes, olha o que a corte fraca fez com ele – vá para cadeia palestrante analfabeto que homem sábio esnoba virtudes. Faça o mesmo com esse Temer que só ataca a justiça, e tem provas franca para ir a cadeia também. Ele disse que o dono da JBS era criminoso e bandido, uma vez que tem amizade com esse tipo de gente não passa também da mesma prerrogativa…

  2. A maior e mais profunda reforma é, sim, para ocorrer na cabeça de quem vota por dentadura, óculos, tijolos, telhas, cem Reais, etc., etc. Desde que inventaram esse negócio de compra de votos a desgraça começou a tomar conta do país. Incluo, aqui, os milhões de votos que foram comprados “oficialmente” mediante a concessão de bolsas família, bolsa menino (gravidez), bolsa disso, bolsa daquilo. As ajudas sociais devem existir mas com critérios, monitoramento e, paralelamente, treinamento em atividades produtivas. Na hora que o brasileiro, pobre ou rico, passar a votar em propostas e não em que lhe paga pelo voto, as coisas começão a melhorar. Os que estão nas Câmaras Municipais, nas Assembleias, no Congresso Nacional e nos decepcionam, todos foram eleitos pelo povo. Sempre existe o bom candidato, mas a “rafaméia” vende o voto por porcaria, por show de banda, que, geralmente, são coisas que um candidato mais criterioso abomina. Lamentável a situação do Brasil. Que gente pra não saber votar…………

  3. Mesmo para o mestre da cara de pau, a sentença do juiz Sergio Moro, acarretou-lhe uma imbatível angustia, um desassossego brutal. A não ser que Lula seja um psicopata. “os psicopatas costumam ser eloquentes, superficiais, egocêntricos e grandiosos, não sentem remorso ou culpa, são enganadores e manipuladores”.

  4. Não temos mais em quem votar…..votamos num político que se diz honesto antes de entrar na política, aí quando consegue um mandato é coagido e se torna desonesto,,,só isso simples assim.

  5. Gangues de bandidos e assassinos entram na politica para destruir a nação, mas o povão deve ganhar sabedoria e aprender a separar o joio do trigo, esses falsos deverão expulsos da convivência politica do país, só fazem roubar, enganar, mentir e assaltar. A verdade verdadeira tá sendo dita e recitada por BOLSONARO, ele representa a honestidade nua e crua viva hoje no congresso nacional, convido-os os homens do bem a analisar seu projeto politico, parece ser a única esperança para o futuro da nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias