Um dia depois de a Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinar que o ex-deputado José Genoino pague a multa a que foi condenado no julgamento do mensalão, a filha dele reagiu. No Facebook, Miruna Genoino afirmou que não tem recursos para pagar os pelo menos R$ 468 mil em multa e lançou a pergunta O que vão fazer conosco? Vão tomar a nossa casa? Tenho certeza de que todos aqui sabem perfeitamente que eu e minha família não temos como pagar R$ 468 mil, escreveu Miruna na rede social.
Despacho da VEP de ontem determina que Genoino pague a multa em dez dias. Segundo a condenação do Supremo Tribunal Federal (STF), o petista precisará recolher aos cofres públicos 180 dias-multa, sendo cada dia-multa no valor de 10 salários-mínimos vigentes à época dos crimes. O valor ainda deverá ser atualizado pela Justiça, podendo ficar ainda mais alto.
O despacho da VEP esclarece que se o dinheiro não for pago o nome do condenado será inscrito na Dívida Ativa da União, conforme determina do Código Penal. O prazo começa a ser contado a partir de intimada a defesa. Ao fim do dia, o advogado Luiz Fernando Pacheco disse que ainda não havia recebido a intimação.