Fátima defende projeto que deve contribuir para aumentar número de livrarias no país

fatima_livrarias

Durante a 25ª Convenção Nacional de Livrarias, realizada nesta terça-feira (10), em São Paulo, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu que o Brasil tenha mais livrarias. Na ocasião, a parlamentar apresentou seu Projeto de Lei 49/2015, que fomentará a bibliodiversidade (aumento de novos títulos de livro) e a criação de novas livrarias no Brasil.

Atualmente, o número de livrarias brasileiras está abaixo da média internacional. O Brasil tem pouco mais de 3 mil livrarias, com a maior concentração na região sudeste. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma livraria para cada 24 mil habitantes. Na Espanha, há uma livraria para cada 10 mil habitantes – proporção ideal considerado pela ONU para um país de leitores. Já na capital argentina, Buenos Aires, cidade com o maior número de livrarias do mundo, proporcional ao número de habitantes, há uma livraria para cada 4 mil pessoas.

Fátima informou que o principal objetivo do projeto é aumentar os número de livrarias, de títulos e de leitores. “Queremos ofertar ao consumidor uma maior variedade de títulos, além de fazer com que as editoras invistam na edição e no lançamento de obras que não sejam apenas os best-sellers, ampliando o rol de obras que são disponibilizadas para a sociedade”, explicou.

Pelo projeto de lei, os livros lançados no país serão comercializados durante 12 meses com preço único, definido pelas editoras. O consumidor terá um desconto real de até 10%. As obras raras, antigas, usadas ou esgotadas; fora de catálogos das editoras; obras destinadas a colecionadores, cuja edição seja limitada ao número máximo de 100 exemplares; e obras destinadas a instituições, entidades que possuam subsídio público, estão isentas da precificação.

Uma resposta

  1. Esse projeto de lei é um absurdo. O que ele visa é proibir as grandes livrarias de darem bons descontos ao consumidor. O resultado é óbvio: vai dificultar ainda mais o acesso dos pobres aos livros. O melhor caminho pra aumentar o número de leitores no país seria isentar os livros de impostos. Mas isso os políticos comunistas nem cogitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias