Falta de peças faz motoristas aguardarem meses para tirar os carros das oficinas

A falta de peças para carros está fazendo com que motoristas aguardem meses para conseguir tirar o veículo da oficina. O problema preocupa também os mecânicos e as seguradoras, que já não sabem o que fazer para lidar com a questão.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), essa falta de peças ainda é reflexo da escassez de matérias primas que prejudicou a produção de componentes como borracha e plástico durante a pandemia. E com a guerra na Ucrânia, a situação ficou ainda mais grave – principalmente no setor de componentes eletrônicos.

Por conta da falta de peças, a Anfavea diz que em 2021 ao menos 370 mil veículos deixaram de ser produzidos no Brasil. No ano passado, ainda, foram cerca de 200 mil.

De acordo com Antônio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios, muitas peças são produzidas exclusivamente pelas fabricantes dos veículos. E como muitas montadoras fecharam turnos de trabalho este ano, as peças viraram raridade. Com isso, vários setores são prejudicados.

“Eu acho que uma solução imediata é as montadoras retomarem os volumes de produção para poder suprir o mercado, porque vamos entrar na fase de primavera e verão, chuvas, e aí o movimento nas oficinas de colisão vai aumentar. O carro está parado dentro da oficina, não posso colocar outro no lugar dele, está tendo prejuízo, o dono do carro não pode utilizar o veículo, muitas vezes a seguradora tem que arcar com o carro reserva e a montadora é a única que não é afetada”, explicou.

Bom Dia Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Categorias