Exclusivo para o Blog do Xerife: A saga do papagaio Zé

O blog recebeu com exclusividade uma notícia, no mínimo, inusitada, que vem agitando o mundo político, jurídico, poético e animal nesses últimos dias. Trata-se da lendária história do papagaio Zé (o figura da foto acima). O bicho é uma ave com aproximadamente 43 anos de idade que já morou em diversos lugares Brasil. Vejamos parte das suas sucessivas mudanças de domicílio e família.

Em 03 de fevereiro de 1983 o papagaio deixou a cidade de Rio Branco/AC, passando por Brasília, vindo a morar em Caicó. Viajou pela extinta Viação Cruzeiro do Sul, por meio aeroviário. Na época, a sua proprietária era Francisca Freitas de Araújo, que faleceu em 1995. Entre 1983 e 1993, o papagaio e dona Francisca moraram na residência de dona Telecila Freitas Fontes (mãe do vereador Leleu Fontes), a qual era sobrinha da então responsável pelo animal.

Juntos, o papagaio e dona Francisca se mudaram para Jucurutu em 1993, mas ela veio a falecer no ano de 1995. No mesmo ano o bichinho foi adotado por José Fernandes de Freitas, que passou a cuidar do mesmo até a data da sua morte, o que aconteceu há pouco menos de 60 dias. Atualmente, o Zé vive sob os cuidados de dona Antônia Soares da Silva, viúva de José Fernandes.

O dilema vivido pela ave é que, assim como muitos brasileiros, o papagaio Zé não está com a sua documentação em ordem. O único documento que possui é a licença que foi expedida para o seu transporte de Rio Branco a Brasília, pelo então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF.

A família de dona Antônia Soares reside em Brasília, local para onde a mesma estará se mudando no próximo dia 03 de agosto. E o papagaio? Por enquanto não poderá viajar, pelo menos enquanto não for autorizado pelo IBAMA.

Compadecidos com a situação, a família do papagaio Zé vem recebendo diversos apoios. O vereador Leleu Fontes (foto 2), atual presidente da Câmara Municipal de Caicó, abrigará o animal em sua residência enquanto não for possível a viagem, além também intermediar junto aos órgãos competentes pelo papagaio. O advogado Síldilon Maia está cuidando da documentação necessária para permitir a viagem do animal. Ronaldo Cunha Lima, grande poeta paraibano, por sua vez, pretende transformar em versos a saga do papagaio Zé.

Todos nós ficamos na torcida para que o papagaio Zé consiga finalmente viajar com a sua atual família e continuar desbravando as fronteiras do nosso Brasil.

6 respostas

  1. Mas que papagaiozinho interessante!
    Para quem paga uma pensão a mulher feia, ou para quem tem medo da mulher e medo da pensão e pretende conseguir uma mulher melancia ele é um otimo presente, mas bom mesmo seria o IBAMA doar um desses a cada um parlamentar do congresso nacional, começando pela presidente Dilminha e Lulinha. O seu papagaio Zé abra o bico e peça para passar uma temporada na casa deles vai! Fça esse favor ao Brasil e serás idolatrado um verdadeiro Márti.

  2. é evidente que o nosso herói não pode mais viver longe da família que o adotou. espero que o IBAMA seja sensível a essa causa

  3. espero que a família tenha condições de manter o zé em seu convívio, pois sabemos que ele ficaria muito fragilizado na ausência

  4. Vilma a nossa guerreira merece um papagaio desse por tudo que nossa vovózinha fez ao nosso RN.
    Toda vozinha tem um papagaio em casa principalmente quando se aposenta.

  5. Conforme a legislação ambiental brasileira, Lei nº 9605/98, este animal não poderá receber nenhum tipo de legalidade, uma vez que infringe a todos os artigos e portarias existentes. Ele foi capturado do ambiente natural e negociado por meio ilicito, desrespeitador e hoje paga ao preço de servi de palhaço pra os humanos. Amor verdadeiro seria ter permitido ao mesmo viver a liberdade, o intimo com seus verdadeiros familiares, e cumprir seu real papel na natureza. Mas, como leleu Fontes é agora o magnata de tudo, tenham certeza que esse papagaio receberá até o título de cidadão caicoense.
    infelizmente, só cabe ao orgão competente, deixar mesmo onde esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

julho 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Categorias