Ex-presidente do BC, Armínio Fraga, diz que Lula deu ‘rasteira’ em Haddad com declaração sobre meta fiscal

Em entrevista ao programa Os Três Poderes, da revista Veja, desta sexta-feira, 3, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga afirmou que Lula deu ‘rasteira’ no ministro Fernando Haddad com declaração sobre meta e vê momento ‘perigoso’ para os rumos da economia brasileira.

Um dos principais economistas do país, Armínio Fraga  analisou os ruídos mais recentes do governo em torno da meta fiscal, um dos pontos mais preocupantes para o mercado na política econômica de Lula. Questionado sobre a fala do presidente que ‘dificilmente’ o governo vai conseguir zerar o déficit fiscal em 2024, o economista alertou para o caminho ‘trágico’ que uma bagunça fiscal pode levar.

“Claramente ele [Lula] deu uma rasteira no ministro [Haddad]. Numa situação que já tinha dificuldades, que já vinha lá de trás”, afirmou. “O caminho da bagunça fiscal é trágico. O arcabouço [fiscal] já nasceu meio fraco e agora ele levou essa rasteira. Os analistas já esperavam essa dificuldade, sobretudo porque o lado do gasto vem crescendo há décadas no Brasil, e não pode entrar na equação. Ele foi excluído por decisão do governo, presumo que do próprio presidente”, acrescentou.

Sobre a condução da economia pelo ministro Fernando Haddad, Fraga considera que “não está sendo fácil”, mas que o petista apontou o Brasil “para a direção certa”. “Eu dei bastante credito ao ministro [Haddad] quando ele propôs o arcabouço, mesmo tendo feito de primeira hora o alerta que era um movimento bom, positivo, mas insuficiente. Eu dou crédito a ele porque naquele momento parecia que o Brasil estava pisando no acelerador na direção errada, do penhasco. Então acho que meio que ele pegou o ônibus e mudou a direção, apontou para a direção certa, mas ainda não andou muito. Agora ele tá enfrentando fogo amigo, que enfrentou no início e na transição também. E acho que ele está tentando, mas não está sendo fácil pra ele”, salientou.

Veja

Uma resposta

  1. Excelente comentário de quem entende de Economia no Brasil e tem credibilidade dentro e fora do País.
    Sempre achei o Sr. Presidente da República um político errático tal qual o Sr. ex Presidente que saiu recentemente. E frustrado porque a estrutura democrática brasileira com todas suas falhas, não permitiu que ele se tornasse um Maduro, Ortega, e virasse mais um ditador vitalício milionário às custas da miséria do povo brasileiro. E a mando da China e Rússia dois regimes ditatoriais, abrir os BRICS para o Irã que apoia abertamente o terrorismo os Reinos autocráticos do Oriente Médio ricos em petróleo e mulçumanos, vai isolar o Brasil dos países democráticos e desenvolvidos do mundo.
    Seremos lacaios dos ditadores que vão apoiar fechar a democracia brasileira para sempre. Deve ser o sonho do Sr. Presidente da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

“Esnobada” em João Maia

Conta uma fonte ao blogue do Xerife que o deputado federal e presidente estadual do PL João Maia levou a “maior esnobada” do pré-candidato a

Leia Mais