Estudo sobre crescimento na China mostra que dinheiro traz infelicidade

O crescimento econômico dos últimos 20 anos na China geralmente foi alcançado com uma redução da felicidade, especialmente entre os integrantes das classes menos favorecidas da sociedade, revelou uma análise publicada nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

O estudo, publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), se baseia em seis pesquisas diferentes sobre satisfação auto-declarada com a vida desde 1990, período em que o produto interno bruto per capita da China quadruplicou.

“Há muitos que acreditam que o bem-estar é impulsionado pelo crescimento econômico e que quanto mais rápido o crescimento, mais felizes são as pessoas. Não poderia haver um país melhor do que a China para testar essas expectativas”, explicou o principal autor do estudo, Richard Easterlin, professor de economia da Universidade da Carolina do Sul (UCS).

“Mas não há evidências de um aumento evidente na satisfação de vida na China da magnitude que poderia se esperar em vista da enorme multiplicação no consumo per capita”, disse Easterlin, que é conhecido por seu trabalho nos anos 1970 sobre como a felicidade não costuma estar vinculada com a riqueza, chamado de Paradoxo de Easterlin.

“De fato, em termos gerais, as pessoas são sutilmente menos felizes, e a China saiu de um dos países mais igualitários do mundo em termos de satisfação com a vida para um dos menos” equitativos nestes termos, acrescentou.

De acordo com o relatório do PNAS, apenas 42% dos chineses com renda mais baixa reportaram altos níveis de satisfação com a vida em 2010.

Enquanto isso, o percentual dos chineses mais ricos que se disseram satisfeitos com suas vidas aumentou cerca de três pontos percentuais ou 71%.

“Não há evidências de uma tendência progressiva substancial na satisfação com a vida da magnitude que deveria ser esperada em vista da quadruplicação do PIB per capita ao longo do período estudado”, revelou a pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

dezembro 2022
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Categorias