Estudante caicoense foi excluído de projeto da UFRN por votar em Aécio

FERNANDO CARLOS

O estudante do curso de História, Fernando Carlos Bento, procurou a imprensa para denunciar perseguição política contra ele no campus da UFRN em Caicó. “Faço parte de um programa de iniciação à docência há dois anos e meio, mas numa reunião os coordenadores disseram que eu não poderia expor minha posição política porque o projeto é ligado ao governo federal”, disse o estudante.

Fernando confirmou que costuma fazer postagens criticando falhas na saúde e na educação, mas ficou dois meses sob a observação dos professores. “Chegou a política e publiquei que eu votava em Aécio Neves. Os coordenadores disseram que eu estava desligado”, continuou ele que teme outros prejuízos na sua vida acadêmica. “Eu tinha um artigo que que apresentei para ser apresentado, mas nenhum [dos professores] olhou”, concluiu.

 

46 respostas

  1. Dá pra notar que o Sr. blogueiro não é jornalista…

    Baseado no conteúdo da matéria, a manchete correta seria: “Estudante caicoense diz ter sido excluído de projeto da UFRN por votar em Aécio”.

    Aí depois que toma um processo por calúnia diz que foi por perseguição política, e vai alardar nas rádios e internet.

    Agora cabe ao blogueiro exibir as provas para não macular a imagem de uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

  2. É um absurdo e infelizmente o aparelhamento das instituições públicas ao PT é uma realidade. Digo isso pois sou uma testemunha!
    Já ouvi de um professor meu que eles são praticamente obrigados apoiar, como se o mérito de uma conquista fosse único e exclusivamente pata um governo e quem ele apoia. Vergonha!!!!

  3. Tá, eu estou identificado e também peço que apresente provas e que ouça o outro lado da história, ou vá estagiar na Veja.

  4. Isso é verdade. Parabéns ao aluno e o blogueiro pela coragem de denunciar. Esse não é o primeiro caso. Esses que estão defendendo com certeza são mais um ligados ao Partido dos Terroristas…

  5. Boa tarde Robson, estou me identificando, portanto espero que o meu ponto de vista seja apresentado e respeitado também… Bem, se realmente aconteceu , concordo com o comentário acima, pois uma imprensa não poderia expor manchete sem ouvir os dois lados, sem fazer alarde ou picuinhas. Caso seja verdade, a UFRN, que já fui aluna e considero uma instituição séria, deverá ser punida, até porque lá é um lugar que, de forma geral , os formadores de opinião estão para respeitar o outro e serem respeitados. Acredito, que diante da repercussão da matéria seria mais elegante ouvir os dois lados… E se isso já aconteceu, desculpe-me !

  6. Denúncia é para ser investigada e, no caso de se encontrar culpados, que seja feita justiça. Agora, que esta matéria é um exemplo de mau jornalismo, lá isso é. O blogueiro, Sr. Robson Pires, sequer buscou qualquer evidência relativa à denúncia feita. Também, não tentou ouvir o outro lado, os coordenadores do programa citado. Enfim, cabe uma ação para provar o objeto da denúncia, ou então, pelo menos, a apresentação das versões de todos os envolvidos. Ainda vale efetivar esta ação.

  7. Jornalista não sei, mas que tem o melhor blog do estado ninguém pode negar. Liga não xerife! continue assim, isso no mínimo é inveja do melhor blogueiro do RN. Olha foi ficar irado esqueceu da nossa gata da sexta. um abraço e sucesso.

  8. A acusação é grave e merece investigação urgente.
    É caso de se procurar o Ministério Público Federal e a OAB.

  9. É um absurdo acontecer isso, esse rapaz tem que procurar seus direitos na justiça, todo cidadão tem direitos de votar em quem quer.

  10. O facebook é dele, ele posta o que ele quer, e a verdade tem que ser, mostrada e falada, doa o que doer.

  11. Um absurdo, professores de ensino superior com atitudes desse gênero! Isso é inadmissível…

  12. A turma dos questionamentos pedem provas como se fossem autoridades.
    Até sabemos do autoritarismo desse povo de esquerda e para mim essa forma só reforça essa postura.
    Pois digo com experiência acontece até pior. Acho que esse colega não termina o curso, não vão deixar. É proibido pensar diferentes na porra da humanas. Os professores e a maioria dos alunos fumaram tanto que piraram dw vez. Agressão intelectual e moral.

  13. Absurdo, mas já era de se esperar de um governo como o do PT, eles se acham donos do Brasil. Lute por seus direito Fernando, não se cale diante de qualquer tipo de preconceito ou de má fé. Coragem.

  14. E ainda chamam de ” país democrático”!!! Uma pessoa não ter direito mais nem de escolher em quem votar ou não. .. É UM ABSURDO!!!

  15. Processe a UFRN por acobertar isso e os professores. A instituição é do governo federal do povo e nao de partido nenhum… Eu nao tenho essas sortes…

  16. Processe a UFRN por acobertar isso e os professores. A instituição é do governo federal do povo e nao de partido nenhum… Eu nao tenho essas sortes… Procure o Ministério Público.

  17. Ao me deparar hoje com essa nota circulando nas redes sociais fiquei chocada com o fato de não haver maiores explicações entre elas: Qual o programa que o jovem participa? Quais os requisitos para participar e continuar no projeto? Que artigo é esse que o aluno faz menção? O que a Universidade declarou a respeito dessa questão? Por mais que tenha sido uma denúncia do aluno a imprensa de Caicó deveria ter discutido esses pontos afinal de contas o objetivo da mídia é possuir o maior números de informações para levá-las a população. Ainda devo destacar que não sou jornalista, mas acredito que o correto teria sido o texto ter sido intitulado da seguinte forma “Estudante caicoense denuncia que foi excluído de projeto da UFRN por votar em Aécio”.
    Desejo que tudo isso se esclareça da melhor forma possível e que as leis sejam respeitadas por todos.

  18. Nunca vi isso na UFRN. Melhor ser apurado o real motivo. Não creio ter sido patrulha ideológica, sempre nos pautamos pelo mérito acadêmico. Estranho essa história!

  19. quando ele tiver com um processo por calúnia e difamação, porque dificilmente ele terá provas para isso, aí eu quero ver um monte gente engolindo as bobagens digitadas aqui

  20. Isso é um blog de filiação pessoal, o jornalista não tem nenhuma obrigação de investigar o fato, até porque o mesmo foi trazido por outrem. Se o rapaz teve de procurar esse veículo, é porque não encontrou as aberturas necessárias pra se fazê-lo dentro da universidade.

  21. Verdade seja dita! Como o blogueiro é, declaradamente antipetista, e ele não ouviu o outro lado, a notícia fica obscura e tendenciosa. E não adianta ficar raivoso. O máximo que você pode fazer, é censurar o comentário. KKKKKKKKKKKKKKKK

    1. Não vou deletar o comentário. Acima de tudo sou jornalista. Todos tem direito de defesa e não me nego em conceder. O lado acusado deveria se manifestar, E por que não fez? O que teme? Sou sim anti-petista assumido. E daí? Tenho minhas razões. Respeite como eu respeito as suas. Porém, faço um jornalismo sério. Os petistas ficam todos ” excitadinhos” como você, pois se acham intocáveis. Não é? Não são não! Tenho dito!
      Ah! Mas, você não defende a turma do Dirceu e da Petrobras não, né? kkkkkkkkkkkkkk

  22. Estudo não UFRN, faço mestrado profissional em Letras (um programa idealizado, acolhido e fomentado pela Capes, sob a organização da UFRN), que tenho certeza, por ser da área de humanidades, nunca seria aceito pelo governo de direita. Meus professores apoiam (sem exceção) a esquerda (PT) pelos avanços conquistados na universidade pública, inclusive por Caíco ter hoje curso de medicina, o que revolta a elite natalense, que sempre imperou na área médica potiguar. Eles falam sobre política, mas nunca manifestaram predileção partidária, a não ser quando questionados. Mesmo no curso, temos alunos que votaram e manifestaram explicitamente apoio a Aécio. Em nenhum momento foram coagidos, ameaçados de perder a bolsa de pesquisa ou coisa do tipo. Estamos tratando com pessoas esclarecidas. Essa atitude é isolada e não vejo relação com pressão “superior”. Parem se fazer especulações e sensacionalismo com a ação ilícita e não ética de um professor. Não descarreguem revolta quanto ao caso sobre o PT e seus militantes.

  23. Rotina de perseguição política!!! o PT é PHD nesse quesito, ditadura e censura é a marca registrada!! Parabéns ao aluno e ao blogueiro pela denuncia, a verdade tem que ser dita, infelizmente quem deveria ser punido fica impune, pois precisa de provas e vai ficar a palavra do aluno contra o poder da instituição…mas o relato e a divulgação nos deixa atentos contra esse tipo de coisa!!! é lastimável isso.

  24. Cara, temos uma ditadura já implantada! Como vc, fui universitário! Tenho culpa, pois ajudei a corja petista a chegar no poder! Tem todo o meu apoio, mantenha-me informado e saiba de uma : ou eles continuaram a te perseguir ou tentarão “propiná-lo” de alguma forma!! Atento! Abraço!!

  25. Parabéns,Robson e ao rapaz pela coragem de se expor em nome da Democracia!Uma atitude amoral dessas dentro de uma instituição de ensino superior num país que se diz livre,democrático tem q ser combatida mesmo!Não podem querer simplesmente vetar nosso direito à liberdade de expressão.

  26. Realmente provar algo assim é muito complicado,é a palavra dele contra a deles mesmo… sabemos q ali é um reduto petista,núcleo forte deles.Mas valeu pela coragem de denunciar o abuso.Vcs não estão sozinhos nessa!

  27. Alguém já se preocupou em saber se esse rapaz estava cumprindo seriamente com suas atribuições como bolsista? O PIBID é um programa que custa muito caro ao MEC para formar com mais qualidade os postulantes a docência. Não é apenas para estudante receber bolsa, que aliás é bem generosa. Ora senhor jornalista, como vamos melhorar a educação, se não exigirmos dos jovens iniciantes compromisso e seriedade com suas obrigações acadêmicas. É dever do professor zelar por isso, inclusive penalizando os estudantes que não se adequarem ás exigências do Projeto. Do contrário como vamos combater a corrupção se não ensinarmos aos futuros professores que o dinheiro público não é para usufruto de quem quer que seja e sim para a prestação de um serviço de alta qualidade? Acho que a UFRN pelo que representa para o a nossa região Seridó deveria ser tratada com mais consideração. Não custa nada apurar os fatos ou conceder direito de resposta se assim for solicitado. A UFRN é para nossos filhos e netos . Independente de governo ela é pública, gratuita e de boa qualidade. Nós a fizemos assim. Não vamos maculá-la a troco de pouca coisa. Vamos lutar para que ela seja cada vez mais forte, que faça o nome do Seridó ecoar mais alto e mais longe. Lembremo-nos dos tantos que lutaram e ainda lutam para ela se tornar o que é. Obrigada.

  28. Um jornalista que não consegue ser imparcial? Não precisamos ser autoridades para exigirmos provas de uma matéria tendenciosa como essa. Não votei no PT, mas antes de tudo, acredito que ao publicar uma notícia, o “jornalista” tem por obrigação de investigar e apurar os fatos para ter certeza que são verídicos e não cometer irresponsabilidade com a informação. Mas, o pior de tudo, ainda existem os alienados que acreditam em tudo no que leem.

  29. Meu caro jornalista, a conversa termina sempre num bate boca e nada esclarecido, o que é ruim para uma imprensa séria. Acredito que esse caso não foi levado a sério por se tratar de um mal entendido de ambas as partes. Queria apenas expressar a minha opinião diante de um alarde que não foi ouvido as duas partes… Em se tratando de política, até porque não existe uma pessoa que seja “a” política, nós já nascemos político por natureza. Pois bem, não cabe ao PT nem PSDB levantar nomes de pessoas envolvidas em corrupção como vossa excelência levantou, mesmo porque nenhum desse dois partidos estão isentos de escândalos.Assim como existe o mensalão do PT, existe o mensalão e o trensalão do PSDB, inclusive o senador Serra de SP foi depor, se vai ser punido por algum ato ilícito, já não sabemos. Boa noite!

  30. Que as Universidades brasileiras são um reduto da esquerda isso todo mundo sabe, no meu tempo que fiz UFRN a gente já percebia isso, só que os tempos eram outros. Com o advento do PT ao poder, segundo relato de pessoas com quem converso, expressar posição contra o PT é quase crime, infelizmente há uma doutrinação ideológica petista, patrocinada pelos professores. Um aluno que estuda na UFRN de C. Novos, disse-me que todos os funcionários, agora na época da eleição, trabalhavam com propagandas de Dilma na roupa. A grande maioria dos professores e funcionário da UFRN e IFs são militantes petista.

  31. Diante de seu comentário “Não vou deletar o comentário. Acima de tudo sou jornalista. Todos tem direito de defesa e não me nego em conceder. O lado acusado deveria se manifestar, E por que não fez? O que teme? Sou sim anti-petista assumido. E daí? Tenho minhas razões. Respeite como eu respeito as suas. Porém, faço um jornalismo sério. Os petistas ficam todos ” excitadinhos” como você, pois se acham intocáveis. Não é? Não são não! Tenho dito!Ah! Mas, você não defende a turma do Dirceu e da Petrobras não, né? kkkkkkkkkkkkkk”. Eu buscando diminuir minha ignorância no tocante, a essa questão e outras questões eu questiono qual a função de um jornalista e qual o objetivo da imprensa, seja ele um jornal escrito, uma revista ou mesmo um blog?

  32. Mais uma das muitas mentiras que a extrema direita está inserindo nas redes sociais. O motivo é um só, golpe de estado como foi feito na Ucrânia. O governo do PT goi o governo líder em criação de vagas no ensino superior.

  33. O aluno é um dos melhores da sala, seguia com toda suas obrigações. A bolsa não é uma fortuna como falaram e sim 400 reais. O aluno tem SMS e mensagens no facebook enviados pelo professor, pressionando-o e dizendo que ele era uma decepção. Além do mais chamaram eles algumas vezes pra falar que ele parasse de colocar posts no facebook pois senão ele sairia da bolsa.

  34. oswaldo Na Ucrânia não houve golpe do estado, as pessoas se revoltaram e fizeram Maidan por causa de corrupção desenfreada do presidente que roubou bilhões, foi bandido antes de ser eleito presidente. Bem, pensando melhor a cabeça do PT também não está longe disso, amizade com FARC, PCC e outros.

  35. Tem mais é que rasgar Robson,UFRN todo mundo sabe que é ninho de petista…valeu a coragem de denunciar… abuso de poder em perseguir aluno por não votar no partido dos trabalhadores..isso é crime!!!! Cd a nossa democracia???????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

outubro 2021
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Categorias

Sol, praia e medo

Se ontem (11) um temporal em Natal (RN)  transformou o dia em noite pelo menos hoje (12) o sol está bem aberto. Rota do Sol

Leia Mais