Especialista fala sobre o Open Banking, sistema que pode revolucionar mercado financeiro

Imagine a possibilidade de ter produtos diversos de instituições financeiras diferentes sem precisar começar do zero e de uma maneira simplificada: abrir uma conta em um banco X, ter aplicações em um banco Y e manter uma previdência privada em um banco Z. Essa é a proposta do Open Banking, um conceito que se baseia na ideia de que pessoas e empresas devem ter o direito de decidir com quem e quando compartilhar dados financeiros.

O Open Banking sugere que todo o sistema financeiro adote uma linguagem padronizada e segura para trocar informações em um meio digital, com portabilidade de dados automatizada. Por meio desse conceito seria possível, por exemplo, a utilização de aplicativos originadores de operações que concentram diferentes contas de banco em uma única plataforma de pagamentos, recebimentos e transferências.

Segundo o especialista em tecnologia financeira e presidente do banco digital Imobanco, Fernando Colares, a tecnologia inovadora vai revolucionar o mercado e facilitar a vida de quem possui contas bancárias em diferentes instituições. “Vão surgir sistemas chamados de iniciador de transação de pagamento. O aplicativo com sistema Open Banking, autorizado pelo usuário, vai ter acesso a toda movimentação bancária dessa pessoa. Ele vai importar extratos e vai dar início a um processo de pagamento de um boleto, por exemplo, conforme ordem do cliente que vai indicar de qual conta o dinheiro irá sair”, detalha.

open Especialista fala sobre o Open Banking, sistema que pode revolucionar mercado financeiro

De quebra, o Open Banking vai permitir uma comunicação mais ágil entre sistemas de bancos, fintechs e empresas do setor, sempre após a autorização do usuário. De acordo com Colares, o Open Banking, ou “banco aberto” em uma tradução literal, evita ainda o processo chato e burocrático de mudar de banco apenas para adquirir um novo produto financeiro. “O Open Banking vai permitir essa contratação ‘à la carte’ e vai normatizar bastante essa questão para dar uma maior abertura no mercado bancário. É a condição de ter um seguro em um banco, aplicação em outro, com conta corrente em um terceiro”, detalha.

O Open Banking é um conceito que surgiu na Europa e já funciona no Reino Unido desde 2018. Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá estão em fase de análise para implementar o sistema. O assunto está em debate no Banco Central e a expectativa é de que o Open Banking seja colocado em prática ainda no primeiro semestre de 2021.

Sobre o Imobanco

O banco digital Imobanco é uma instituição inovadora e genuinamente potiguar, que oferece gestão financeira inteligente de negócios com serviços de conta bancária, recebimentos, pagamentos, transferências, cobranças e e-commerce. A plataforma agrega sistemas modernos e intuitivos para facilitar a vida do empreendedor que terá, em um único lugar, todas as ferramentas para gerenciar qualquer tipo de negócio.

SKA COMUNICAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

PF no Palácio do Planalto

Andréia Sadi informa que agentes da Polícia Federal estiveram no Palácio do Planalto na semana passada em busca de informações do e-mail usado por Rodrigo

Leia Mais

O migué de Lula

Afinal de contas!… … Aquele papo de que o ex-presidente e presidiário Lula estava para casar com uma namorada aí … não passou de Migué?

Leia Mais