A caicoense Ana de Santana, poeta, escritora e doutora em Literatura pela UFRN é a primeira norte-rio-grandense eleita imortal da Academia Maranhense de Letras.
Essa semana ela recebeu um comunicado da academia informando que foi eleita titular da cadeira no 15 do Quadro de Membros Correspondentes. O ofício foi assinado por Mílson de Sousa Coutinho, presidente daquela academia, da qual ainda fazem parte nomes como José Mindlin, Gilberto Mendonça Telles, Benedito Nunes, entre outros.
A cátedra é patroneada pelo gramático e humanista português João de Barros, primeiro Donatário do Maranhão e vaga em razão da morte de seu último ocupante Malcolm Silverman, professor da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, autor de várias obras sobre literatura.
A definitiva incorporação da escritora ao Quadro de Correspondentes se completará com sua posse em São Luís. Ana de Santana esteve em São Luis em 2008, para lançar o livro no qual se transformou sua tese de doutorado, cujo objeto da pesquisa foi o poema épico O Guesa, de Sousândrade, poeta maranhense do século XIX. A edição teve todo o apoio da AML. “Estou muito feliz com essa honraria”, disse.
A escritora é mestre e doutora em Literatura Comparada pelo programa em Estudos da Linguagem da UFRN, professora e pesquisadora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP-RN). Assina publicações em periódicos científicos e é autora do ensaio crítico Adélia Prado e a poética do falanjo. Seus dois primeiros livros, ambos de poesia, foram Danaides e em Em Nome da Pele.
Respostas de 7
Parabéns a ela, que junto com seu marido, Muirakytan Kennedy de Macêdo formam um beo casal de intelectuais.
PARABÉNS ANA!
Apesar de notícias vergonhosas de todos sentidos, mais com um número maior e mais frequente de “POLÍTICOS SALAFRAIOS”. Essa de sua glória resgata o orgulho também dos seridoenses.
Não há conheço, mais me sinto feliz de ficar conhecendo através desse honroso blog.
PARABÉNS!
Parabéns à Ana Santana, minha amiga e ilustre vizinha. Sem dúvida alguma trata-se de uma pessoa do mais elevado gabarito, sendo merecedora de todas as honrarias possíveis no que tange a sua vida profissional.
Só falta agora esquecer essa história do falecido PT-Ético, seguindo o exemplo dos bons de lá, que pularam fora oportunamente (Ex: Hélio Bicudo, Marina Silva, Cristóvão Buarque, Heloísa Helena, etc). (Brincadeirinha com uma pitada de provocação)
AINDA TEM GENTE QUE NÃO ENTENDE QUANDO EU AFIRMO: “ÊTA POVO FORTE, ESSE SERIDOENSE…” PARABÉNS ANA SANTANA, VC COLHE AS SEMENTES QUE PLANTOU… E VIVA A NAÇÃO SERIDOENSE!!!!
Parabéns Aninha… toda a família se orgulha muito de vc, não só por ser uma grande escritora, doutora ou todos esses predicados citados acima, mas pela pessoa maravilhosa que vc é. Sua beleza física é bem evidente, mas a beleza interior (essa que poucos conhece) é bem maior, e é essa a sua “grande marca.”Que a vida te permita sempre manter esse sorriso lindo que a todos encanta, e que o seu dom para a escrita, principalmente para a poesia, seja realmente imortal.
Na maré de pobreza intelectual que hoje vivenciamos, onde corre solto o besteirol midiático, sua dedicação às letras é um alento que nos orgulha.
Olavo Roque
Tive a alegria de estar em Sao Luis qdo Ana Santana foi apresentar na Academia de Letras seu livro, ao lado de Rodolfo Almeida, vibramos juntos e com orgulho assistimos essa caicoense vibrante de letras e paixao, falar lindamente de um poeta maranhense que poucos conhecem(Sousândrade).PARABENS!!!ANA VC MERECE. BJ