Erick Pereira: “Fazer plebiscito este ano é medida populista”

Erick Pereira
Erick Pereira

O advogado Erick Pereira, especialista em Direito Eleitoral, afirma que fazer a reforma política por meio de plebiscito este ano, como deseja a presidente Dilma Rousseff e o PT, é uma medida meramente populista. Erick defende a posição adotada pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, que nesta terça “sepultou” a iniciativa de haver plebiscito no País.

“Acho possível haver uma reforma desde que ela seja feita obedecendo à responsabilidade do calendário que foi dado agora pelo presidente Henrique. Sem nenhuma medida populista, mas visando o fortalecimento do sistema eleitoral e partidário. Porque querer fazer um plebiscito-reforma este ano, nada mais é que uma medida meramente populista”, disse Pereira.

Segundo ele, é possível fazer uma reforma para 2014 com validade em 2016. A medida é nos moldes da proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. “Seria o debate dessa reforma durante esse ano, com a tramitação desse projeto no próximo ano. Aí vai ter uma medida com responsabilidade”, afirma.

Erick Pereira ressalta que os interesses individuais são muito fortes e que por isso ele é bastante cético quanto a uma reforma política. “Ao mesmo tempo acredito na habilidade que o atual presidente da Câmara tem em pacificar esses interesses contrários, que surgem ao longo dos anos, porque a reforma vem desde o governo João Goulart. Apesar de ser cético, espero que tenhamos ao menos um debate para se concretizar o projeto de reforma”.

Em relação aos pontos da reforma, o advogado Erick Pereira destaca como importante o aperfeiçoamento do sistema de financiamento de campanha e de votação. Ele defende o sistema de financiamento público com voto distrital misto, o que, na sua opinião, diminui a desigualdade do pleito e aumenta a representatividade do eleitor na escolha dos próximos mandatários.

Do Jornal de Hoje

Uma resposta

  1. É mais raro e relevante noticiar o que NÃO É POPULISMO no país do futebol, do carnaval. Onde o sol nasce para todos, mas só brilha para poucos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias