Entrevista com a governadora Wilma de Faria: o candidato é Iberê e o vice tem até junho de 2010 para decidir

Wilma zarolhaA governadora Wilma de Faria participou da abertura do ‘Motores do Desenvolvimento do RN – Empreendedorismo’, hoje, segunda feira, 6, no auditório Albano Franco, na FIERN.

Após sua fala e cumprimentos, falou com a jornalista Anna Cláudia Costa, que fez perguntas de sua curiosidade e da Abelhinha.

Quando Anna Cláudia Costa soou como porta-voz da Abelhinha na pergunta que muita gente ainda não quer calar, insiste, se há possibilidade dela desistir da candidatura ao Senado e disputar uma cadeira na Câmara Federal, a irritação foi visível, em resposta curta e ríspida:

WF – “Eu já falei várias vezes que não!”

A que se canditará: – “A minha candidatura ao Senado continua firme e forte.”

Sobre a lei de redistribuição do ICMS, que tramita na Assembléia Legislativa, foi clara de que não é assunto seu:

WF – “Essa lei de não é de minha responsabilidade. Não é responsabilidade do executivo. É responsabilidade do legislativo. Eu não posso me intrometer naquilo que não é de minha responsabilidade. Isso já aconteceu outras vezes. Já aconteceu quando eu era prefeita em 1997, e a nossa perda foi maior do que hoje. E não houve assim… o governador nunca foi perguntado sobre isso na época e também não houve nenhum movimento para reduzir, porque na verdade era forma também de você redistribuir. Porque 10% dos recursos foram redistribuídos por igual”.

Outro repórter questionou sobre a politização do projeto e das declarações da prefeita Micarla de Sousa, e Wilma jogou o encargo: – “Se você (jornalista) acha que está sendo politizado, então não politize mais ainda!”.

E esclareceu: – “Nós não podemos politizar um assunto desses. O que o Governo do Esatdo se ofereceu e a governadora deu a sua palavra é que o Governo compensaria os municípios que tivessem perdas relacionadas ao orçamento que foi pago em 2009. Nós vamos compensar aquilo que foi arrecadado em 2009. É a nossa última palavra com relação ao Governo do Estado”.

E as declarações da prefeita de Natal a respeito das parcerias entre município e Estado? A governadora reverberou sua parcela e cobrou responsabilidades municipais:

WF – “A parceria que nós temos é a seguinte, por exemplo: o Pró-Transporte. Deveria ser feito pela prefeitura. Os recursos deveriam ser da prefeitura, financiado pela prefeitura, mas os R$ 72 estão sendo totalmente financiados pelo Estado. Até a contrapartida da prefeitura eu assinei um convênio para a obra não parar. Sem falar nas parcerias que a gente fechou em torno da Copa de 2014, agora mesmo eu acabei de consegui R$ 400 milhões para obras de mobilidade urbana. Isso sem falar em outras questões de parcerias que a gente tem feito. Por exemplo, na saúde, que a gestão total é da prefeitura, para se ter uma ideia do problema da demanda do Walfredo Gurgel é de Natal, porque as unidades de pronto-atendimento não estão funcionando. Eu não estou culpando a prefeita. A prefeita não é responsável, eu testou falando da instituição”.

Sobre 2010, o candidato à sua sucessão, reafirmou Iberê Ferreira, e diz que oficialização quando a base estiver reunida:

WF – “O nosso candidato, candidato do PSB é o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa. Nós não fizemos ainda um anúncio assim oficial, porque a gente quer a união de toda a base. Há conversa com Robinson (Faria) , com Henrique Eduardo, João Maia…está se consolidando todo esse apoio, toda essa união e a gente só pode falar definitivamente quando tiver a união de todos”.

E o vice para Iberê?

WF – “Vice tem até junho para decidir”.

Fonte: Abelhinha.com – Eliana Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

dezembro 2022
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Categorias