EMPARN participa de projeto para desenvolvimento da Bacia Leiteira do Seridó em Caicó

Na última sexta-feira (13), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), esteve presente no lançamento do projeto “O Estudo Sobre o Diagnósticoda Bacia Leiteira do Território do Seridó” desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e o Território da Cidadania do Seridó, programa Federal para promoção do desenvolvimento econômico territorial sustentável.

O Coordenador de Pesquisa e Produção Animal da EMPARN, Guilherme Ferreira, que participou do evento, considera que não se pode pensar em agropecuária nessa região apenas pleiteando subsídios governamentais para aquisição de alimento do rebanho, mas introduzindo alternativas já experimentadas e apresentadas pela EMPARN, como ensilagem,fenação, palma irrigada, dentre outras.

José Simplício de Holanda, funcionário da Embrapa/EMPARN, Ex-Gerente da EMPARN/Caicó e atual Secretário Adjunto de Agricultura do RN, cita também os resíduos de frutas como alternativa para alimentação do gado. Pesquisa de sua autoria já apontaram resultados favoráveis com a utilização de bagaço de caju. Também estiveram presentes José Augusto Filho, Gerente da Base de Caicó e Roberto Batista, Pesquisador em Aquicultura.

No estudo foram aplicados 5.187questionários, entre os meses de abril a setembro de 2010, em comunidades rurais situadas nos 25 municípios do Território da Cidadania do Seridó: Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador,Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova,Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São João do Sabugi,São Fernando, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas. Os recursos para o estudo são provenientes do Contrato de Repasse Nº 276306-18/2008, celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, representado pela Caixa Econômica Federal, e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE.

Festa da Colheita

Ainda no Seridó, a EMPARN,através dos técnicos e pesquisadores da Base Experimental Mundo Novo, de Caicó, esteve neste domingo (15) participando da Festa da Colheita, na cidade de Cruzeta. Dentre os vários projetos, a EMPARN expôs suas alternativas para alimentação dos rebanhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2022
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 
Categorias

O rebolado de Haddad

O poste Fernando Haddad está rebolando para os banqueiros. Segundo o Estadão, ele já se reuniu com J.P. Morgan, BTG Pactual, Morgan Stanley e Febraban.

Leia Mais