O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (01) reunião para debater a revitalização do Pólo Cerâmico do Seridó. Na oportunidade foi apresentado o projeto para construção de um forno ecológico no povoado de Juazeiro, zona rural do município de Parelhas. O projeto, ainda sem data para implantação, será executado pela Emater-RN, com investimentos do Ministério da Integração Nacional, em parceria com Sebrae, Senai e outras instituições.
Com o forno, os ceramistas do povoado, que há tempos estavam parados, passarão a ter onde produzir tijolos, telhas e outras peças. “A cerâmica é a principal atividade econômica de Parelhas, no entanto, gera impactos ambientais e os nossos ceramistas buscam trabalhar conforme a legislação ambiental, e é o que justamente esse projeto prevê, reduzir esses impactos”, comenta Francisco das Chagas, prefeito de Parelhas.
O forno foi criado por Paulo Sérgio Ramalho Dantas, proprietário de uma cerâmica no Ceará. Sua invenção recebeu diversos prêmios no Brasil, pois conseguiu diminuir a degradação do meio ambiente gerada por uma atividade cuja importância é indispensável para a sociedade.
“A tecnologia desenvolvida no forno Cedan é muito apropriada. Além de diminuir a emissão de gases poluentes, tem um sistema eficiente de queima da lenha e transferência de calor, garantindo economia e o melhoramento na qualidade das cerâmicas”, explica Francisco Ivo de Freitas Melo, gerente do Programa Estadual para a Agroindústria Familiar.
Estiveram presentes na reunião o diretor geral da Emater-RN Luiz Cláudio Macedo, deputado estadual Fernando Mineiro, secretário estadual de Agricultura Francisco das Chagas, representantes do Senai, Sebrae, Adese, Acese, além de ceramistas da região.
Uma resposta
É incrivel como ninguem tem um projeto q sirva ao menos para alertar a população local. Este forno é muito caro , e o governo não vai construir nas outras 31 ceramicas de Parelhas , e mais umas 30 em Carnauba e Acari , C Novos… É só para bater fotografia (infelismente). Enquanto não tiver uma opção para o cortador de lenha de nada vai valer tais tentativas.